V Simpósio Nacional do Cebes

O Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) realiza nos próximos 24 e 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), seu V Simpósio Nacional, cujo tema geral será “Política de Austeridade, Injustiça Social, Precarização da Saúde”. Em carta publicada no site da entidade, Cornelis Johannes van Stralen, professor do NESCON/UFMG e presidente do Cebes, destaca que este tema não precisa de justificativa. “Impõe-se pelo desgoverno do governo golpista apoiado pelo capital financeiro e pela tradicional oligarquia política. Com o pretexto que os governos anteriores do PT foram perdulários, adota uma “politica de austeridade”, que se expressa no congelamento de gastos sociais e nas chamadas reformas estruturais que visam a “mercadorização” da educação, saúde e previdência, reestabelecendo o velho regime liberal da proteção social com benefícios públicos pobres para os pobres em contraposição aos esforços feitos para avançar políticas universais.”

O Simpósio pretende ser uma oportunidade de reflexão sobre os desafios que se apresentam na atual conjuntura: (1) como resistir à volta para o passado, ou seja a volta de um regime universalista de proteção social, ainda em construção mas marcado pelo reconhecimento de direitos sociais, para o velho regime liberal da “mercadorização” da educação, saúde e proteção social; (2) como nos inserirmos na luta coletiva travada por tantas outras entidades e movimentos contra as forças visíveis e invisíveis que com tanta velocidade estão destruindo melhorias sociais que foram obtidas através de longas lutas; (3) como ampliar a atuação do Cebes e torná-lo mais presente no setor da saúde, particularmente no meio dos profissionais de saúde. Para que esse debate esteja aberto e em diálogo com demais setores progressistas da sociedade, representantes de outras entidades e movimentos estão convidados para participarem do evento. Confira aqui a programação oficial do evento. 

O encerramento contará com a Assembleia Geral, quando diretoria e núcleos apresentarão seus relatórios. Entre outros aspectos, será dada atenção à situação financeira e às atividades editoriais, com destaque para a revista Saúde e Debate. Será votado também um novo estatuto que vise atualizar o funcionamento do Cebes e, particularmente, favorecer uma horizontalização da gestão da entidade, através de seus núcleos. Ao final, haverá a eleição e posse da nova diretoria. Acompanhe as demais notícias pelo site do Cebes.

V Simpósio Nacional do Cebes
24 e 25 de novembro de 2017
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
Avenida Augusto de Lima, 2061 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG

Comments

comments