Revista internacional de Saúde Global dedica número especial à América Latina


Editado pela Taylor & Francis Group, o periódico Global Public Health convoca autores para apresentar artigos originais a um número especial dedicado às lutas contemporâneas da Saúde Coletiva na América Latina, a ser publicado no segundo semestre de 2017.

Os artigos a serem submetidos devem ser redigidos na língua inglesa, idioma oficial da publicação, e ser resultado de recentes estudos e pesquisas sobre a temática, evidenciando trabalhos que expressem em dados, indicadores e relatos os debates a respeito das amplas desigualdades sociais do continente e que tragam avaliações e resultados, bem como documentos com análises social, política, econômica e dos processos ideológicos sobre os determinantes de saúde e doença mais relevantes.

Serão valorizadas produções que: explorem casos contemporâneos de ativismo no campo da Saúde Coletiva ou esforços para encaminhar agendas de pesquisa em saúde voltadas ao debate de novos conhecimentos sobre os determinantes sociais, políticos, econômicos e ideológicos de saúde da região; examinem a história e o desenvolvimento da pesquisa em Saúde Coletiva da América Latina; ou ofereçam perspectivas comparativas que contextualizam abordagens contemporâneas e históricas para a saúde como um direito social na América Latina, como tradição de pesquisa e/ou de prática, traçando distinções e semelhanças das abordagens da Medicina Social e/ou da Epidemiologia Social. Os textos apresentados podem explorar estes temas de maneira ampla ou apresentá-los através de estudos focados em  temas específicos como as lutas relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos, à justiça ambiental, à saúde indígena, à saúde mental, à interseção dos movimentos operário e sociais aos novos ativismos, às lutas pelas reformas dos sistemas de saúde e ao debate da violência.

Os interessados em submeter artigos deverão enviar resumos entre 250 e 300 palavras até 31 de outubro pelo e-mail: LACollectiveHealth.GPH@gmail.com. Os autores dos resumos aceitos serão notificados até 15 de novembro. Eles deverão encaminhar os textos completos  – com até 7.500 palavras, incluindo resumo, tabelas e referências – para revisão até 30 de maio de 2017.

Global Public Health é um periódico internacional de acesso misto (textos em acesso aberto e textos de acesso pago), dedicado à pesquisa, políticas públicas e práticas em Saúde Global. O atual editor-chefe é Richard Parker, professor da Mailman School of Public Health, da Columbia University (EUA) e, entre os editores-seniores, participa Ivan França Junior, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Acesse aqui para ver a chamada pública no original.

Comments

comments