Ciência & Saúde Coletiva – Janeiro de 2021

Foto: Aлександар Габона / Pexels

Editorial: Idosos dependentes de cuidadores
Maria Cecília de Souza Minayo

A primeira edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva de 2021 (26.1) dedica-se a uma das categorias mais esquecidas de brasileiros: as pessoas idosas que perderam sua autonomia e precisam de cuidados de terceiros.

Os artigos se debruçam sobre a díade idoso/cuidador. Ou melhor, cuidadora, porque mais de 90% dos que assistem aos que estão nessa etapa da vida e nesta condição, no Brasil e no mundo, são mulheres. São elas que cumprem a sublime e difícil missão de cuidar, a mais importante da vida humana, segundo Heidegger1, embora tão desvalorizada como mostra o relatório da Oxfam2 apresentado no Fórum Econômico Mundial.

Há duas novidades demográficas importantes no mundo atual: o aumento expressivo da longevidade e o incremento inédito da população de 80 anos e mais. Ainda que a maioria dos idosos brasileiros seja saudável, um percentual não desprezível chega à velhice necessitando da ajuda de terceiros, seja por razões sociais ou por flagrantes deficiências físicas, osteomusculares ou por adoecimento mental. É com foco nesse grupo, reconhecido como “frágil” ou “dependente”, que se apresentam os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em oito capitais do país que ouviu 175 pessoas, sendo 64 idosos, 27 cuidadores formais e 84 cuidadores familiares. O estudo abordou análise da situação, representações, percepções, desejos e propostas dos mais diferentes atores. O foco foi sempre nas experiências e vivências dos cuidadores formais e informais. Há também na edição, três artigos que tratam das políticas internacionais sobre o assunto.

O Brasil está num momento de decisões importantes sobre as novas demandas trazidas pelo envelhecimento populacional. Pois, ao lado do bônus demográfico existem consequências importantes que atingem os idosos, particularmente na organização familiar e nas mudanças culturais e de costumes.

Referências

  1. Heidegger, M. Ser e tempo. Petrópolis: Editora Vozes; 1989.
  2. Oxfam. Relatório sobre nós e a desigualdade “tempo de cuidar”. Fórum Econômico Mundial de 2020, Davos. 2020 Jan. [acessado 2020 Jan. 31].Disponível em: https://oxfam.org.br/justica-social-e-economica/forum-economico-de-davos/tempo-de-cuidar/

Acesse Ciência & Saúde Coletiva edição 26.1, de janeiro de 2021, no site da revista e na base SciELO.

Comments

comments

Deixe uma resposta