Documento Abrasco e Cebes para o 8º SNCTAF

Atendendo à convocação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) oferecem aos participantes das oficinas preparatórias do 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (8º SNCTAF) e da 16ª Conferência Nacional de Saúde – 8ª + 8, o documento para download. Ele é composto por cinco breves capítulos nos quais são elencadas as visões das duas entidades sobre as relações do Sistema Único de Saúde, o SUS, com o tema do simpósio. São eles:

1. Pesquisa em saúde
2. Inovação produtiva
3. Propriedade intelectual
4. Avaliação e incorporação de tecnologias
5. Assistência farmacêutica

O documento considera a existência de três pilares para uma agenda de desenvolvimento em saúde: O Sistema Único de Saúde; a base produtiva de bens e serviços de saúde e a capacidade instalada de ciência, tecnologia e inovação em saúde. Entende que, na conjuntura atual, esses três pilares vêm sendo erodidos por decisões políticas equivocadas e que as propostas aqui contidas objetivam contribuir para uma correção dessa rota de destruição.

As duas entidades entendem o documento como uma ferramenta de discussão, estando abertas a críticas e opiniões sobre o conteúdo do mesmo.

Gulnar Azevedo e Silva
Presidente da Abrasco

Lúcia Souto
Presidente do Cebes

Acesse aqui o documento para download

Comments

comments

Deixe uma resposta