COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede PROFSAÚDE)

Faça o download clicando na imagem acima.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) apresenta à comunidade científica e aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde este e-book intitulado: “COVID-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede PROFSAÚDE)”. Trata-se de um compilado dos trabalhos apresentados nas Sessões Temáticas do Programa, espaço que se propõe ser uma oportunidade para os mestrandos compartilharem suas experiências nos territórios com foco no enfrentamento da COVID-19.

O PROFSAÚDE é um curso ofertado em rede nacional e atualmente é constituído por 22 instituições de ensino superior, distribuídas nas diferentes regiões, capilarizando a formação profissional no Brasil.

Trata-se de uma estratégia importante de qualificação dos processos vinculados à Atenção Primária, que estão em consonância com a organização do sistema de saúde do país, o Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante do cenário da pandemia e da necessidade de formação dos profissionais de saúde para o enfrentamento da COVID-19 nos seus respectivos espaços de atuação, o PROFSAÚDE traz a proposta das Sessões Temáticas como um espaço no qual os mestrandos têm oportunidade de apresentar suas experiências, bem como compartilhar conhecimentos. A obra foi organizada a partir das quatro Sessões Temáticas, a saber:

• COVID-19 E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: CONTEXTO EPIDEMIOLÓGICO E AS EXPERIÊNCIAS DO PROFSAÚDE NOS TERRITÓRIOS;

• ATENÇÃO DOMICILIAR E COVID-19;

• COVID E ARRANJOS PARA GARANTIR A SAÚDE DO TRABALHADOR;

• O USO DA TELEMEDICINA NA APS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19.

Docentes do PROFSAÚDE, coordenadores das Sessões Temáticas, trazem um texto que apresenta o conjunto de experiências dos mestrandos na referida Sessão. O livro conta, ainda, com um capítulo de abertura intitulado, COVID-19 no Brasil: um flagelo em busca de sua metáfora, o qual faz uma referência a pandemia e os desafios no cenário nacional.

Com essa publicação, esperamos disseminar diversas experiências e o desejo de que suas potencialidades possam ser projetadas e desejadas em distintas realidades dos profissionais da atenção básica.

Boa leitura!


Os organizadores,

Carla Pacheco Teixeira
Cesar Augusto Orazem Favoreto
Deivisson Vianna Dantas dos Santos
Leonardo Cançado Monteiro Savassi
Maria Cristina Rodrigues Guilam
Maria de Fátima Antero Sousa Machado
Maria Eugênia Bresolin Pinto

Faça do download, clique aqui

Comments

comments

Deixe uma resposta