Vice-presidente da ABRASCO participa do Programa Globo News Saúde


Ligia Bahia, vice-presidente da ABRASCO e Professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da IESC/UFRJ, participou do Programa Globo News Saúde, exibido no dia 10 de julho. O Programa teve como tema “Especialistas e Usuários analisam a situação dos planos de saúde”, em razão da suspensão da venda de novos planos de saúde por 37 empresas pela Agência Nacional da Saúde (ANS), devido às reclamações dos consumidores com base no atendimento e na marcação de exames.

Na sua fala a pesquisadora relata as diferenças existentes entre os planos de saúde: por um lado existem os de preços mais elevados (que possuem uma cobertura abrangente e satisfatória, que garantem um atendimento rápido, de qualidade e oportuno) e os de baixo custo (direcionados aos segmentos de renda C e D). Este último possui uma rede credenciada muito restrita, com pouca especialização, em razão disso os pacientes geralmente serão atendidos pelos SUS, sendo prejudicados – ao não receber o serviço pelo qual pagaram -, e prejudicando os pacientes do sistema público que estão aguardando na fila de espera.

Em  razão da suspensão da venda de novos planos devidos às reclamações,  Ligia relata que “Não há o que fazer quando se tem uma reclamação na saúde, um erro médico, um atendimento que não foi realizado. O paciente tem um prejuízo que não pode ser ressarcido, um dano indelével. Por isso todos os órgãos que regulamentam a saúde precisam ser inovadores e ativos para conseguir prever os cenários”.

Veja o programa na íntegra clicando aqui.

Comments

comments

Deixe uma resposta