A ‘Domingueira da Saúde’ de Gilson Carvalho


Desde o dia 7 de março que a publicação virtual “Domingueira da Saúde” retomou sua regularidade. Essa é a data de comemoração de mais um aniversário do sanitarista Gilson Carvalho, falecido em 3 de julho de 2014, que durante quase 15 anos, redigiu, produziu e enviou o informativo: tal projeto não poderia morrer. Essa era a vontade do Gilson, que delegou, em conversas, ao Idisa – Instituto de Direito Sanitário Aplicado, a incumbência de sua continuidade. Gilson Carvalho é cofundador do Idisa, juntamente com seu irmão Guido Ivan de Carvalho.

LEIA AQUI AS ‘DOMINGUEIRAS’ DE GILSON CARVALHO – DESDE 2008 

O Idisa, cumprindo sua vontade, está dando continuidade a publicação virtual da Domingueira da Saúde, a qual neste primeiro momento, será enviada a todas as pessoas que estavam em seu mailing – quase 10 mil – pelo menos uma vez por mês. Coordenará a Domingueira da Saúde, Nelson Rodrigues dos Santos, sendo seus colaboradores permanentes, Lenir Santos, Áquilas Mendes e Francisco Fúncia.

A última ‘Domingueira’ assinada por Gilson, reflete a síntese de seu pensamento e da luta travada por ele nos últimos 25 anos:

“O Sistema Único de Saúde que defendemos é aquele que busca:

A UNIVERSALIDADE, EQUIDADE, INTEGRALIDADE, PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, GESTÃO ÚNICA EM CADA ESFERA DE GOVERNO, CARÁTER PÚBLICO SEM SER ESTATAL… EM RESUMO: POVO COM SAÚDE, ATENDIDO COM QUALIDADE!

No fim falta dinheiro para a saúde? Falta, não apenas por não ter, mas porque se perde na arrecadação, nos desvios e na corrupção. Quem presta o serviço corretamente, com dignidade e justiça, fica sem receber ou recebe atrasado e o valor recebido é um preço vil pelo serviço prestado! Os gestores públicos municipais, que buscam administrar com honestidade, ainda maioria, se perdem nas limitações financeiras que impossibilitam dar uma resposta eficiente à população”

Gilson Carvalho, em 1º de junho de 2014

Comments

comments

Um comentário sobre “A ‘Domingueira da Saúde’ de Gilson Carvalho

Deixe uma resposta