MS lança atlas de indicadores de saúde dos brasileiros


Os brasileiros passaram a contar, a partir do dia 24 de agosto, com um instrumento para a análise de situação da saúde de toda a população, além de possibilitar o controle social de todos os segmentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do Atlas de Saúde do Brasil, que o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, apresentou no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, realizado pela Abrasco.

O Atlas apresenta a distribuição de um conjunto de indicadores em anos recentes, utilizando como unidade espacial os estados e os municípios brasileiros. Nele é possível encontrar todas as informações num banco de dados, com mapas e tabelas. O site está organizado a partir de indicadores de interesse da saúde como: perfil de relevo, solo, vegetação, perfil socioeconômico, cobertura vacinal, entre outros dados oriundos do Censo 2000, subsidiados por informações dos diversos bancos de dados já existentes e com informações valiosas de atenção à saúde.

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde/MS, alguns indicadores ainda estão agrupados seguindo dimensões que possibilitam recortes especiais. São eles: dimensão espacial – segundo recortes políticos (estados e municípios); dimensão temporal – anos ou agregados em anos; dimensão relacionada à pessoa – recortes populacionais especiais (sexo, idade e raça); dimensão estatística do indicador – taxas de incidências, taxas padronizadas e SMR (Standardized Mortality Ratio ou Razão Padronizada de Mortalidade).

Comments

comments

Deixe uma resposta