Rede Humaniza SUS atualiza plataforma e lança série de vídeos do SUS que dá certo

A Rede Humaniza SUS (RHS) está de cara nova.  Lançada em fevereiro de 2008 como estratégia da Política Nacional de Humanização (PNH), a plataforma é, mais do que uma rede social que congrega profissionais, usuários, docentes e gestores ligados à temática da atenção humanizada, uma aposta na constituição de uma inteligência coletiva para apoiar as ações de humanização e garantir a melhoria do atendimento, a racionalidade da gestão e os direitos de usuários e trabalhadores do SUS. Para fazer valer essa perspectiva, uma série de novidades estão em curso, já preparando o terreno para as comemorações de 10 anos da RHS.

A primeira mudança foi a adoção de uma nova linguagem tecnológica, com  a migração do site para a plataforma WordPress, cuja programação é em código aberto. “Ganharemos agilidade às respostas dos cliques, funcionalidades eficientes e mais intuitivas na sua utilização. Ganhamos também um canal de trabalho para os editores e desenvolvedores dentro da própria página da RHS, não precisando sair da plataforma para apoiar diretamente os participantes da rede”, avisa o grupo gestor em comunicado divulgado nesta semana. A parceria com o MediaLab daUniversidade Federal de Goiás (UFG) está mantida, assim como o banco de dados do sistema anterior está preservado, com todo o conteúdo anterior disponível aos participantes. Em breve, serão lançados novas ferramentas e espaços virtuais, como a sala de eventos e o acervo da Política Nacional de Humanização.

Outra novidade é o lançamento da série de documentários com experiências exitosas da humanização nos quatro cantos do país. A proposta teve início pelo desejo em documentar os 10 anos de existência da Política Nacional de Humanização (PNH) e mobilizou coletivos e gestões por meio de um concurso cultural, lançado em junho de 2013. A cerimônia de premiação com o resultado do concurso ocorreu em novembro de 2016 e, finalmente, os 10 premiados ganharão veiculação na plataforma. O primeiro vídeo, Cersami: A clínica feita por muitos, –  que traz o trabalho desenvolvido por este centro de referência em saúde mental infanto-juvenil da cidade de Betim (MG) – já está no ar. Assista abaixo na íntegra e clique aqui para saber do calendário de lançamentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta