Carlos Monteiro discute alimentação e epidemia da obesidade no Rio de Janeiro

Mais de 672 milhões de pessoas com problemas de saúde decorrentes da obesidade, sendo 33 milhões só no Brasil, dão a dimensão desse grande problema de saúde pública e levantam uma pergunta: o que está alimentando essa epidemia global? A partir dessa premissa, o abrasquiano Carlos Augusto Monteiro fará a palestra “Transnacionais, ultraprocessamento de alimentos e epidemia global de obesidade”. Será na próxima quarta-feira, 15 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, dentro do projeto Ciências às Seis e Meia.

Coordenador do Núcleo de pesquisas epidemiológicas em nutrição e saúde (Nupens/USP), professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e um dos pesquisadores brasileiros com maior reconhecimento e número de citações em periódicos internacionais, Monteiro tem liderado uma discussão internacional que relaciona a obesidade ao consumo dos ultraprocessados, alimentos produzidos pela indústria alimentícia a partir de matérias-primas baratas que pouco ou nada têm dos alimentos originais. Juntamente com o aumento do consumo calórico e a explosão dos indicadores de obesidade, os ultraprocessados têm padronizado e empobrecido as dietas de culturas tradicionais com a imposição dos ditos atributos de “praticidade” e “instantaneidade” pelo mercado, como ele mesmo aponta em recente matéria para o jornal Folha de S. Paulo.

+ Ultraprocessados: The Guardian divulga pesquisa de Carlos Monteiro
+ Carlos Monteiro explica relação complexa entre saúde e alimentação
+ Obesidade e diabetes: epidemias silenciosas – artigo de Carlos Monteiro

O projeto Ciência às Seis e Meia nasceu como um ciclo de palestras que convida cientistas de renome para dialogar com públicos não especializados. Promovido pela Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Ciência às Seis e Meia têm sido realizado em parceria com o Museu do Amanhã e com o site de divulgação científica A Ciência Explica; e acontece na primeira quarta-feira do mês, sempre às 18h30.

+ Estudo associa consumo de ultraprocessados a risco de morte
+ Sobram conflitos de interesses nas críticas à classificação NOVA

Projeto Ciências às Seis e Meia com Carlos Monteiro
Palestra: Transnacionais, ultraprocessamento de alimentos e epidemia global de obesidade
Dia 15 de maio, a partir das 18h30
Local: Observatório do Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ
Gratuito mediante inscrição – Cadastre-se aqui para se inscrever neste evento 

Comments

comments

Deixe uma resposta