“Agora é hora de não deixar ninguém pra trás”: mensagem da WFPHA sobre a Covid-19

“Nós sabemos e ensinamos que  a saúde é um problema político e econômico global de importância fundamental. Não é uma mercadoria”, disse a professora Bettina Borisch, Diretora Executiva da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (World Federation of Public Health Associations WFPHA), em uma declaração da instituição sobre a Covid-19. A WFPHA, entidade que a Abrasco integra, também reforçou que a experiência do coronavírus deve ser usada para o fortalecimento dos sistemas de saúde pública em todos o mundo. Confira trechos da mensagem de e para pesquisadores, trabalhadores e intelectuais da saúde pública:

“A epidemia atual deixa visível as desigualdades e o funcionamento dos nossos sistemas de saúde, de bem-estar e econômicos. Também expõe nossa vulnerabilidade ao redor do mundo. Agora é hora de ir a público, de dizer que nós estamos trabalhando. Dizer que nós precisamos de justiça e não de caridade. É hora de reconsiderar e de trabalhar por sistemas fortes, com financiamento sustentável. Agora é hora de explicar cobertura universal de saúde, de apoiar multilateralismo e  organizações internacionais. Agora é a hora de não deixar ninguém para trás”.

A mensagem da WFPHA foi traduzida por Naomar de Almeida Filho e legendada por Pedro Fassa. Assista abaixo ou veja direto na TV Abrasco, no YouTube:

+ Leia esta e outras mensagens publicadas no site da WFPHA  sobre a Covid-19

+ Confira carta enviada pelos organizadores do Congresso Mundial de Saúde Pública 2020 aos participantes

 

Comments

comments

Deixe uma resposta