A diversidade das práticas em saúde em diálogo na Tenda Paulo Freire do 7º CBCSHS


As Tendas de Educação Popular em Saúde (EPS) têm sido espaços de construção compartilhada do conhecimento e de saberes permeados pela ideia dos círculos de cultura, desenvolvidos na pedagogia freireana. Costumeiramente chamadas de Tendas Paulo Freire, esses espaços têm se apresentado como uma marca dos coletivos e movimentos de EPS. Nelas, são realizadas rodas de conversa trazidas a partir de temas previamente definidos, oficinas, intervenções e vivências artísticas e práticas integrativas populares de cuidado à saúde.

Para a sétima edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (7º CBCSHS), os temas, diálogos e práticas propostos foram cuidadosamente pensados, acreditando que cada sujeito, ao somar a esta roda e comprometer-se com as questões nela refletidas, pode ampliar e promover uma maior participação dos Movimentos de Educação Popular em Saúde no contexto de diálogos em defesa do SUS e na implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

+ Ainda não está inscrito? Faça já a inscrição ao 7º CBCSHS
+ Divulgada a programação científica do 7º CBCSHS
+ Comissão do 7ºCBCSHS convoca ato público em defesa da democracia e pelo SUS

Todas as atividades da programação abaixo serão realizadas no espaço da Tenda, que estará instalada na Sala 1 do Bloco Didático II. A exceção é o Ato Público em Defesa do SUS, que será realizado no saguão do Teatro da UFMT. Em paralelo às rodas de conversa e vivências, a Tenda armará também o Espaço do Cuidado, que trará terapias como Reiki, Fitoterapia, Biomagnetismo, Ozonoterapia, Oligoterapia, Auriculoterapia, Reflexologia, Nozologia, Florais de Bach, Cristais, Magnifheling, Massoterapia, Bioenergia magnética, Toque Quântico para serem usufruídas e melhor conhecidas pelos participantes do Congresso, reunindo benzedeiras, terapeutas autônomos, autodidatas e/ou formados. Não é necessário estar inscrito no Congresso para participar das atividades da Tenda. A organização recomenda o uso de chapéu e/ou protetor solar para os deslocamentos no campus e pede para que todos tragam seus copos e/ou garrafas para água, a fim de evitar o uso de materiais poluidores e descartáveis.

A Tenda Paulo Freire do 7º CBCSHS tem na sua organização a Comissão Organizadora Local do Congresso, a Abrasco, o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS/ISC/UFMT) e a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde – Seção Mato Grosso (Aneps/MT). Conta também com o apoio da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP/SES/MT), da Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP), da Rede de Educação Cidadã (Recid) e do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde.

Confira abaixo a programação e compartilhe!

Tenda Paulo Freire no 7º CBCSHS
Local: Sala 1 do Bloco Didático II – Campus Cuiabá da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Programação:

10 de outubro de 2016 – Segunda-feira

9h – Acolhimento: cuidado coletivo
Responsável: Suely Corrêa de Oliveira e cuidadores (Aneps-MT)

Roda de Conversa: Práticas integrativas, populares e tradicionais de cuidados em saúde
Facilitadoras: Ivanildes Batista Vieira (Aneps/GO) e Simone Maria Leite Batista (CNS)
Responsável: Márcia de Campos (SMS/Cuiabá)

11h – Cerimônia de Premiação – Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde – 2ª edição
Responsável: Esdras Daniel dos Santos Pereira – Diretor do Departamento de Apoio à Gestão Participativa – SGEP/MS

14h – Troca de vivências
Saúde mental: experiência do CAPS Ad

Depoimentos de Odete Kawasaki e Nídia de Fátima Ferreira (SES/MT)
Experiência das práticas integrativas no Horto Florestal
Depoimento de Márcia de Campos (SMS/Cuiabá)

15h – Roda de Conversa: ANEPOP: extensão universitária e educação popular
Facilitadores: Pedro Cruz, Islane Alencar e Eymard Vasconcelos (UFPB); Simone Maria Leite Batista (Aneps/SE); Cássia Palos e Nina Rosa Ferreira Soares (ISC/UFMT)
Responsáveis: Akeslaine Maria de Camargo e Lucas Rodrigo Batista Leite (Aneps/MT)

17h Avaliação

11 de outubro de 2016 – Terça-feira

9h – Acolhimento: corredor do cuidado
Responsáveis: Marlene Mützenberg Andrade e Maria Suely Rego Baldaia V. B. Sampaio (Aneps/MT)

Roda de Conversa: Educação popular, saberes e práticas na formação e na pesquisa: por uma epistemologia do diálogo e da emancipação
Facilitadores: Vera Lúcia Dantas (SES/CE), José Ivo Pedrosa (UFPI), Simone Maria Leite Batista (Aneps/SE), Rodrigo Marcos de Jesus (Departamento de Filosofia/UFMT), Gislei Siqueira (MST/DF)
Responsável: Luiz Gustavo S. Lima Junior (ECCO/UFMT)

14h – Roda de Conversa: Roda Decolonial: escutas e conversas com xamãs
Com Pajé Racide Matuawa (Etnia Kurâ-Bakairi) e indígenas da aldeia Pakuera (município de Paranatinga/MT)
Responsável: Cláudia Maria Guimarães Castro (ESPMT)

17h Avaliação

18h30Ato Público em Defesa do SUS
Local: Saguão do Teatro da UFMT

12 de outubro de 2016 – Terça-feira

9h – Acolhimento: cuidado coletivo
Responsáveis: Marlene Mützenberg Andrade e Maria Suely Rego Baldaia V. B. Sampaio (Aneps/MT)

Roda de Conversa: Parteiras: diálogos, movimentos, sujeitos e práticas populares e tradicionais de atenção à saúde das mulheres (parteiras, raizeiras, benzedeiras, rezadeiras, cantadeiras de rezas e educadores)
Facilitadores: Silvéria Maria dos Santos (UnB), Maria Paschoalina Barbieri (Bio Saúde/MT), Dagmar Carneiro de Assunção (parteira de Acorizal/MT), Antônio Munhoz (Pastoral da Saúde/Juína), Marilene Ferraz Ritter e Iraci Contro Boni (SES/MT)
Responsável: Luiz Gustavo S. Lima Junior (ECCO /UFMT)

14h Elaboração da Carta da Tenda Paulo Freire para o VII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Responsável: Márcia de Campos (SMS/Cuiabá), Luiz Gustavo S. Lima Junior (ECCO /UFMT), Akeslaine Maria de Camargo e Graziela Oliveira (Aneps/MT)

15h Avaliação e despedida com sabores e aromas da terra

Durante os três dias:

Espaço do Cuidado: Atividades de Reiki, Fitoterapia, Biomagnetismo, Ozonoterapia, Oligoterapia, Auriculoterapia, Reflexologia, Nozologia, Florais de Bach, Cristais, Magnifheling, Massoterapia, Bioenergia magnética, Toque Quântico, Benzedeira e outros.

Cuidadores: Nelzira F. de Paula dos Santos, Maria Paschoalina Barbieri, Joana Mützenberg, Rosangela Araújo O. Nascimento, Adenir Maria Soares de Paula, Gonçalo Costa Assis, Graziela de Oliveira (Aneps/MT); Alice Miele T. Fontes (Sindicato dos Terapeutas/MT); e Eloiza Augusta (NUPEPE/UFMG) – Responsáveis: Marlene Mützenberg Andrade e Maria Suely Rego Baldaia V.B. Sampaio (Aneps/MT).

Relatoria geral das atividades da Tenda Paulo Freire: Akeslayne Maria de Camargo e Graziela Oliveira (Aneps/MT), Bárbara Estevam Ferreira Santana e Luanny Silva Ovando (ISC/UFMT).

 

Comments

comments

Deixe uma resposta