Publicação do Cebes discute efeitos da austeridade fiscal na saúde da população brasileira

Piora da situação de saúde mental da população em geral e aumento de taxas de suicídio entre os mais vulneráveis, de doenças crônicas não transmissíveis e de consumo abusivo de bebidas alcóolicas. Esses indicadores apontam a tendência de agravamento nas condições de saúde das populações dos países que adotaram políticas de austeridade e, provavelmente, poderão ser verificados como primeiros sinais do impacto das políticas de austeridade fiscal em curso no Brasil. Apesar de estarmos apenas no início de um perverso ciclo, os indicadores apontam para uma trajetória próxima aos dos países europeus que sofreram ajustes fiscais impostos pela Troika na crise de 2008. A Emenda Constitucional nº 95 (EC 95) e o desmonte das políticas sociais dos ciclos anteriores agudizam o cenário e consolidam a orientação do governo Temer como promotor de uma profunda reforma em sentido inverso ao Estado instituído pela Constituição Federal de 1988.

Com argumentos embasados em pesquisas recentes e em números atualizados, a publicação “Políticas Sociais e Austeridade Fiscal – Como as políticas sociais são afetadas pelo austericídio da agenda neoliberal no Brasil e no mundo” vem suscitando uma importante discussão nos círculos por onde foi lido e debatido. Agora, ganha formato de publicação eletrônica, com ilustrações, tabelas maiores, hiperlinks, memórias e resumo executivo.

De formações e trajetórias diversas, os autores Fabiola Sulpino Vieira, Isabela Soares Santos, Carlos Ocké-Reis e Paulo Henrique de Almeida Rodrigues têm em comum a perspectiva crítica e o compromisso com a produção de um conhecimento implicado com a transformação social, tanto na mirada histórica como no aqui e agora. Por isso, “Políticas Sociais e Austeridade Fiscal” se faz tão necessário, por buscar evidenciar esses mecanismos e mostrar saídas, contribuir e interferir no debate que se trava atualmente no Brasil sobre as políticas sociais e seus desafios.

O lançamento desta edição, organizada pelo Cebes com apoio da ONG Medico International e colaboração de diversas entidades, instituições e militantes do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, quer também buscar novas formas de difusão do conhecimento. Além das versões em português e inglês, está em fase de elaboração pelos núcleos regionais do Cebes um novo material inspirado nos mesmos debates e com linguagem mais acessível ao público não iniciado no tema. Convidamos todas e todos a explorarem e se apropriarem deste “Políticas Sociais e Austeridade Fiscal” e fazer dos textos, imagens, vídeo e dados aqui disponíveis verdadeiros instrumentos do pensamento e ferramentas para o debate na sociedade brasileira.

Clique e acesse a publicação “Políticas Sociais e Austeridade Fiscal”, em português

Clique aqui e acesse a publicação “Social Polices and Fiscal Austerity”, versão integral em inglês

Comments

comments

Deixe uma resposta