Dossiê Abrasco é divulgado pela Rádio BandNews


Nesta segunda-feira, 11 de maio, o  jornal da Rádio Bandnews FM 1ª Edição, com Ricardo Boechat e Rodolfo Schneider, abordou, por quase meia hora, a relação entre agrotóxicos e transgênicos. A entrevista foi concedida por André Burigo, professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ Fiocruz), que participou da elaboração do Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, lançado no Rio de janeiro em abril passado.

OUÇA AQUI A ENTREVISTA DE ANDRÉ BURIGO

Na entrevista, André salienta que a Câmara dos Deputados aprovou, no dia 28 de abril, o projeto que acaba com a exigência de afixar o símbolo dos transgênicos nos produtos geneticamente modificados destinados ao consumo humano. O projeto, que segue para o Senado, compromete o direito à informação dos consumidores em relação aos alimentos transgênicos está ameaçado.

O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo e tem a segunda maior área plantada de Organismos Geneticamente Modificados, atrás apenas dos Estados Unidos. Um dos motivos para isso é o aumento das lavouras com sementes transgênicas, em especial de soja e milho. Somente com a venda de agrotóxicos as empresas movimentaram no último ano US$ 12,2 bilhões no país. Atualmente, cada brasileiro consome, em média, 7 litros de agrotóxicos por ano. De 2007 e 2014, houve 34.147 casos de intoxicação por agrotóxico no país, entre os problemas causados por esse tipo de intoxicação estão mal formação de feto, câncer, disfunção fisiológica, problemas cardíacos e neuronais

Comments

comments

Deixe uma resposta