Congressos da Abrasco em destaque na Radis de fevereiro

Com a matéria de capa sobre as reformas trabalhista e da Previdência, retrocessos com a clara intenção de desmonte do sistema de seguridade social propostos pelo governo Michel Temer, a edição nº173 (fevereiro de 2017) da revista Radis traz também matérias sobre dois dos encontros nacionais que compõem o calendário de eventos da Abrasco.

O repórter Bruno Dominguez acompanhou o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (7º Simbravisa), realizado em novembro último, em Salvador, e destaca na matéria “Aquele 1%” a discussão entre sanitaristas, docentes, trabalhadores e gestores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os resultados divulgados no relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – o PARA 2016. Enquanto o site da Agência trazia que “quase 99% das amostras de alimentos analisadas pela Anvisa, entre o período de 2013 e 2015, estão livres de resíduos de agrotóxicos que representam risco agudo para a saúde”, pesquisadores e integrantes da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e abrasquianos de diversos grupos temáticos questionaram a metodologia e o enfoque apresentado. “O novo PARA não foi discutido com a sociedade e nem com as vigilâncias sanitárias estaduais. O foco do programa sempre foi mostrar o número de produtos com risco de contaminação crônica elevado, e agora parece que somente a contaminação aguda tem relevância”, expôs Pedro Henrique Abreu, doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e militante da Campanha. As críticas apresentadas foram incorporadas na “Carta de Salvador”, aprovada na plenária de encerramento. A matéria ouviu também Jarbas Barbosa, presidente da Anvisa. Confira aqui o documento final aprovado no 7º Simbravisa. 

Já na seção Serviço, a edição traz a chamada para o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde,  que acontece de 1º a 4 de maio em Natal (RN).

+Já se inscreveu? Ainda não? Acesse aqui o site do evento.

A  arte da capa da Radis de fevereiro é de Felipe Plauska; a edição é de Adriano De Lavor. Acesse a edição completa da revista.

Comments

comments

Deixe uma resposta