Discentes da Pós-Graduação terão espaço no Abrascão


O 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, é uma construção coletiva de toda a comunidade científica, tanto docentes, pesquisadores quanto estudantes. E a presença desses últimos é fundamental para a constante e crescente reoxigenação das discussões, pensamentos e ações do campo. Nesse contexto, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), liderada pelo Fórum de Pós-Graduandos em Saúde, estará a frente de duas atividades no período pré-congressual. São elas a roda de conversa Formação e Direitos dos Pós-Graduandos em Saúde: Nossos Principais Enfrentamentos no Cotidiano, no dia 27 de julho; e a Plenária do Encontro Nacional de Pós-Graduandos em Saúde, no dia 28. Em breve, serão divulgados horário e local de realização dentro do Campus Samambaia, da Universidade Federal do Goiás (UFG).

+ Confira a programação completa do 11º Abrascão

Para potencializar e dinamizar a participação dos representantes discentes dos diversos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e de áreas afins, bem como de demais estudantes interessados, foi elaborado um formulário eletrônico para a realização desse mapeamento. Os interessados devem escrever para as representantes Lúcia Guerra (ludsguerra@gmail.com) e Manuelle Matias (manumatias29@gmail.com).

Participação discente no Fórum de Coordenadores: Lúcia, Manuelle e outros representantes discentes de programas estiveram presentes na última reunião do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, realizado nos últimos dias 14 e 15, no Recife.

+ Saiba como foi o último encontro do Fórum de Coordenadores de PPGs em Saúde Coletiva

A representação acompanhou as discussões no Grupo de Trabalho sobre Avaliação de Discentes e de Egressos, na qual colocaram como prioridade a ênfase de realizar uma avaliação mais qualitativa do estudante, considerando o esgotamento do atual modelo de avaliação baseado em um ideal produtivista o qual por vezes suprime a potência crítica e de criação das/os estudantes de pós-graduação. Uma das tarefas abraçadas foi justamente o mapeamento para as atividades do Abrascão.

“Consideramos central e estratégico para o aprimoramento dos nossos programas que se discuta uma agenda que considere a avaliação de discentes e egressos dos nossos cursos. Esse debate não só contribui em grande medida para enriquecer a reflexão sobre ‘quem queremos formar(?)’ como permite que possamos fazer um rápido diagnóstico acerca daqueles que ‘estão sendo ou foram formados’ “, expressa a publicação dos representantes sobre a participação no evento. Leia aqui o texto na íntegra.

Mantenha-se em contato com a sua representação. Conecte-se e participe dos canais:

Site da Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG

Grupo do Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (Facebook)

E-mail: fnpgsanpg@gmail.com

Grupo no Gmail: fnpgs_anpg@googlegroups.com

Comments

comments

2 comentários sobre “Discentes da Pós-Graduação terão espaço no Abrascão

  1. Olá senhores,

    Se vocês puderem divulgar meu nome como crédito das fotos, eu agradeço. No momento está como ANPG, mas fui eu quem tirou as fotos e cedi a eles, desde que com os créditos.

Deixe uma resposta