2º Diálogo PenseSUS discute conflito de interesses na Comunicação e na Saúde


Uma comunicação e uma saúde entendidas e constituídas como direitos públicos, voltadas para a satisfação das necessidades e potencialidades da diversidade brasileira mas, na prática, destinadas e dirigidas por interesses privados, o dos grandes grupos familiares e estrangeiros proprietários e acionistas dos meios de comunicação e das operadoras de planos de saúde e indústrias do complexo econômico-industrial da saúde. O conflito público e privado nas políticas de comunicação, informação e saúde é o tema do 2º Diálogo PenseSUS, que acontecerá na quarta-feira, 30 de novembro, às 9 horas, no salão de leitura da Biblioteca de Manguinhos.

O evento, idealizado pela Vice-Direção de Comunicação e Informação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict/Fiocruz – com parceria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, e do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde – Cebes, retoma a proposta de realizar encontros presenciais para fortalecer uma ampla discussão entre a sociedade sobre o sistema público de saúde no Brasil, a partir da ótica do direito à informação e comunicação. A atividade é aberta a pesquisadores, estudantes, gestores, ativistas sociais e usuários dos serviços, bem como demais interessados pela pauta de direitos sociais. Por segurança e gestão do espaço, é necessária pré-inscrição. Acesse aqui a plataforma de eventos do ICICT/Fiocruz.

Os debatedores convidados irão lançar luz sobre questões como comunicação pública e democratização da mídia e a questão da privacidade individual diante do uso cada vez mais indiscriminado de dados pessoais por serviços prestados na internet. Da mesma forma, o conflito de interesses entre o fortalecimento dos serviços públicos em detrimento de serviços privados na saúde entra na pauta das políticas públicas do setor.

Os debates foram nomeados de “Os donos da saúde”, “Os donos da mídia” e “Os donos da informação”. Os convidados são Suzy dos Santos, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), abordando a questão da mídia; Jamila Venturini, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV Direito Rio), abordando informação na internet; e, Paulo Henrique de Almeida Rodrigues, diretor executivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), discutindo o sistema de saúde.

“O 2º Diálogo PenseSUS é aberto ao público e faz parte de uma série de encontros iniciada em 2015, sendo mais uma ação proposta no contexto do site PenseSUS para oferecer ao público espaços de debate e reflexão visando o fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde”, explica a jornalista do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Marina Maria, também editora do site PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista.

2º Diálogo PenseSUS: Conflito público x privado nas políticas de comunicação, informação e saúde
Dia: 30 de novembro – quarta-feira
Horário: 09 horas
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (campus central da Fiocruz)
Endereço: Av. Brasil, 4865, Manguinhos, Rio de Janeiro

Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br
Outras informações: http://pensesus.fiocruz.br/dialogo2

Comments

comments

Deixe uma resposta