Membros da ABRASCO homenageados na 12ª Expoepi


 

 
 
“Essa é uma homenagem que não é individual, mas que reconhece um grupo”, declarou o presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, que foi homenageado, ao lado dos abrasquianos históricos José Cássio de Moraes e Maria Inês Schmidt, durante a abertura da 12ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças), que ocorreu na terça-feira 16, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).
 
Para Facchini, a premiação “demonstra a importância que a ABRASCO tem no cenário nacional e internacional em relação ao debate de Saúde Coletiva”. José Cássio e Maria Inês integram a Comissão de Epidemiologia da ABRASCO, da qual Luiz Facchini foi um dos fundadores e presidiram, respectivamente, o sétimo e oitavo congressos brasileiros de epidemioligia. Na oportunidades também foram homenageadas outras duas personalidades da Epidemiologia e da Saúde Coletiva brasileiras: Marlene Carvalho (Ministério da Saúde) e Moyses Szklo (UFRJ).
 
A solenidade foi prestigiada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o titular da Secretaria de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o senador Humberto Costa (PT-PE),  o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Wilson Alecrim e pelo representante da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) no Brasil, Félix Rigoli. Durante seus discursos as autoridades confirmaram presença 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO 2012). 
 
A 12ª Expoepi teve como objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar, por meio de sua Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a Saúde Pública. Serão promovidos, ainda, por meio de painéis e mesas redondas, debates técnico-científicos relevantes para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.
 
 
 
 
 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta