WFPHA promove webinar sobre rotulagem frontal e outras iniciativas

Liderada por Laetitia Rispel, professora na Universidade de Witwatersrand, África do Sul, a Federação Internacional de Associações em Saúde Pública (WFPHA, na sigla em inglês) inicia sua nova gestão com uma série de atividades programadas. A primeira será o webinar “Promovendo dietas saudáveis: a rotulagem frontal é parte da solução?” que contará com duas datas em horários diferentes para permitir a participação global de todas as interessadas e interessados no tema. No dia 16 de outubro, acontecerá às 11 AM – CEST – que corresponde às 6 horas, no horário de Brasília (BRT); e no dia 18 de outubro às 9 PM – CEST, correspondendo às 16 horas – BRT.

Segundo a divulgação, especialistas de diversas regiões irão compartilhar ideias e iniciativas que visem desenvolver a rotulagem frontal como uma estratégia efetiva para a construção de hábitos alimentares saudáveis e conectados com a saúde. A atividade, gratuita, exige pré-inscrição (clique e acesse). O idioma oficial é o inglês. A Abrasco, junto com outras entidades associadas à Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, defende o modelo de rotulagem frontal proposto pelo Idec e UFPR. 

Além do webinar, a WFPHA é uma das organizadoras do “Encuentros Globales por la Salud Universal: miradas, acuerdos y acciones para las Américas”, que ocorrerá de 12 a 16 de novembro, em paralelo à XV Conferência Internacional AMNET (Americas’ Network for Chronic Disease Surveillance) e ao V Congreso Latinoamericano de Salud Global, organizado pela Alianza Latinoamericana de Salud Global (ALASAG). A atividade visa promover a troca de experiência entre representantes de governos latino-americanos e acadêmicos em prol de consensos acerca da defesa e promoção das políticas de saúde universal. Será também o primeiro encontro presencial dos diplomatas da Carta Global para a Saúde do Público, construída desde 2016 pela WPFHA acesse o documento também em inglês.

Pela primeira vez dirigida por uma pesquisadora negra e representante do continente africano, a WFPHA tem buscado dinamizar a comunicação divulgando seu posicionamento sobre a queda mundial na cobertura vacinal; dando visibilidade às sessões do encontro internacional sobre resistência antimicrobiana em seu canal no YouTube e informando as agendas e as atividades realizadas pelas associações-membro, como a Abrasco. Confira esses tópicos na newsletter da WFPHA.

Comments

comments

Deixe uma resposta