Artigo celebra os 50 anos da WFPHA

Fruto das articulações entre oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), de outras agências das Nações Unidas (ONU), de instituições de pesquisa e das associações nacionais já estabelecidas em diversos países, a Federação Internacional das Associações de Saúde Pública – World Federation of Public Health Associations (WFPHA) celebrou 50 anos em 20 de maio, data de sua fundação no ano de 1967, na sede da OMS, em Genebra, Suíça.

O cinquentenário está sendo comemorado ao longo deste 2017. A 15ª edição do Congresso Mundial de Saúde Pública, realizada em abril deste ano, em Melbourne, Austrália, teve o aniversário como um dos seus pontos altos. Já no mês da celebração, maio, James Chauvin e Margaret Hilson, ex-presidentes da WFPHA, e Russell E. Morgan Jr. ex-secretário-executivo, publicaram no Journal of Public Health Policy o artigo “World Federation of Public Health Associations: 50 years of international leadership for a healthy global society”.

No texto, os autores destacam o papel desempenhado pela WFPHA em fortalecer a capacidade das associações nacionais de saúde pública para efetuar mudanças positivas na saúde em suas respectivas jurisdições e de ser uma voz forte nas discussões sobre políticas de saúde globais. Para os próximos 50 anos, os ex-dirigentes afirmam: ” À medida que descreve o curso durante os próximos 50 anos, a WFPHA continuará a ser o nexo entre a comunidade mundial de saúde pública e uma voz forte para a saúde pública global”. A Abrasco parabeniza a WFPHA pela história e legado e segue junto com a entidade nos grandes fronts da luta por uma agenda inclusiva para a saúde global.

Comments

comments

Deixe uma resposta