12ª Reunião de Diretoria e Conselho da Abrasco foi a última da Gestão 2012-2015


A 12ª Reunião de Diretoria e Conselho da Abrasco, realizada no IMIP, em Recife, no dia 15 de maio, foi a última da Gestão 2012-2015, que tem como presidente Luis Eugenio de Souza (UFBA), vice-presidentes Eli Iola Gurgel (UFMG), Laura Macruz (FSP-USP), Maria Fátima Sousa (UnB), Nelson Gouveia (FM/USP), Nilson do Rosário (ENSP/Fiocruz), e os conselheiros Anaclaudia Fassa (UFPel) – que substituiu Luis Augusto Facchini, também da UFpel -,  Ligia Bahia (UFRJ), Rosana Onocko Campos (Unicamp), Eronildo Felisberto (IMIP) e Ethel Leonor Noia Maciel (UFES), que serão substituídos por novos membros depois do Abrascão 2015, em julho/agosto próximo. Além de uma pauta em torno da sucessão na Abrasco (gestão 2015- 2018) e o Processo Eleitoral aberto, a reunião esteve centrada em torno do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO 2015), da 27ª Conferência da Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental (ISEE-SP), do 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion (que vai acontecer em Curitiba-PR, em 2016) e na avaliação da gestão 2012-2015. Os membros da diretoria da Abrasco, presentes neste encontro especial, agradeceram a hospitalidade do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, por receber a 12ª Reunião de Diretoria e Conselho da Associação.

Eronildo Felisberto, vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Avaliação em Saúde do IMIP e membro do Conselho da Abrasco, disse que foi uma honra para o IMIP sediar a reunião da diretoria da Associação. “O IMIP tem um papel fundamental no que diz respeito à saúde coletiva, sempre colaborando com a gestão pública. O nosso Programa de Pós-graduação nesta área é relativamente novo (desde 2010), mas já recebeu a nota 4 pela classificação da Capes, e isso demonstra a importância que o Instituto tem para a comunidade acadêmica e sociedade”, disse. Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu mentor, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP é uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Eronildo contou, de forma breve, a história da construção do IMIP, que tem mais de 50 anos e é 100% SUS.

Pontos da pauta:

Sucessão gestão 2012-2015

No contexto desse tema em debate, alguns pontos referentes às normas e regulamentos da formação de chapas e das indicações institucionais para as vagas na diretoria e no conselho da Associação Brasileira de Saúde Coletiva foram pertinentes. A Associação já está articulando os trâmites desse movimento de sucessão junto à própria diretoria e às instituições de ensino e de pesquisa parceiras, como também debatendo os posicionamentos políticos futuros que a própria Abrasco deseja fortalecer com os nomes cogitados. “O que a Abrasco quer alcançar politicamente?”, foi uma das questões levantadas. Nomes estão sendo sugeridos por instituições, pesquisadores e pela diretoria para compor o quadro da gestão 2015-2018 da Associação. Edital para inscrição de chapa sai em breve, a partir de 1º junho, e a cédula de votação, que poderá ser preenchida via carta ou presencialmente durante o Abrascão, vai estar disponível a partir do dia 23 de junho. 

Nesta reunião, a criação de uma etapa de “transição” da gestão 2012-2015/2015-2018 foi sugerida.

27ª Conferência da ISEE

Nelson Gouveia, presidente da edição 2015 do evento internacional, que será realizado em São Paulo, entre 30 de agosto e 3 de setembro, disse que 950 resumos foram recebidos. Para este trabalho, 127 revisores foram convocados para a avaliação. O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental (International Society for Environmental Epidemiology – ISEE) e organizado pela Abrasco e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Abrascão 2015

Rumo a Goiânia (GO), o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva comemora resultado positivo com inscrições, com número de trabalhos enviados, com as parcerias estabelecidas com os governos locais em Goiás, com a UFG, e mais recentemente com o número de inscritos para a bolsa-evento para graduandos. Foram 278 inscrições para 100 bolsas que serão oferecidas pela Abrasco, que contempla inscrição no Abrascão e ajuda de custo.

Avaliação da gestão 2012-2015

Luis Eugenio fez um balanço equilibrado de conquistas e desafios. Para ele, a gestão 2012-2015 teve aspectos positivos e negativos. “Os congressos e simpósios realizados nesse triênio, o fortalecimento da comunicação institucional, a agenda estratégica para a saúde foram significativos”, disse. Por outro lado, a fragilidade financeira da Abrasco e as dificuldades de relações com a SBPC e o CNPq elencam os pontos negativos durante esse período. Luis Eugenio afirmou que tivemos avanços políticos importantes. Moções, cartas públicas, posicionamentos quanto a questões cruciais para o movimento sanitário no Brasil foram alguns deles. “Grupos Temáticos se fortaleceram, com destaque para o de Saúde e Ambiente, culminando com a publicação do ‘Dossiê Abrasco’, com visibilidade na imprensa nacional e internacional”, enfatizou.

Nelson Gouveia, vice-presidente da Abrasco, destacou o papel da Comunicação Institucional da Associação, que fortaleceu as ações, os eventos e os posicionamentos políticos. Tanto o Nelson quanto Eli Iola lançaram a sugestão de elaborar novas estratégias para fortalecer a atuação da futura diretoria, que contará a partir de agosto, com 21 membros, incluindo presidente, dez membros da diretoria, dez do conselho (sendo destes, 3 para o conselho fiscal).

Carlos Silva, secretário executivo da Abrasco, falou da importância da retomada da Rede de Atenção Primária à Saúde e da instalação da Agência de Acreditação Pedagógica, pontuando que esta última ainda vai gerar muitos frutos para a próxima gestão.

Quanto à Abrasco Livros, Thiago Barreto, secretário executivo Adjunto da Abrasco, comentou os esforços que estão sendo realizados para fortalecer as atividades da livraria, principalmente depois do e-commerce lançado no início de 2014.

Comments

comments

Deixe uma resposta