Repercussão do Abrascão 2015


Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea, com sua indiscutível influência sobre os diversos segmentos da população. Respondem também pela formação de atitudes e conceitos diante da opinião pública e têm a capacidade de mobilizar pessoas e instituições para a defesa de causas em comum. Durante o Abrascão 2015, a Associação enxergou a imprensa como um ator cada vez mais importante nas discussões políticas que definem a agenda da Saúde Coletiva no Brasil – um elemento fundamental na construção institucional do Abrascão, ao propagar sua produção científica.

Antes do congresso, a equipe de Comunicação identificou na imprensa brasileira quais os jornalistas especializados em divulgação da saúde coletiva, redigiu e enviou a eles os releases; produziu e manteve centralizadas todas as ações de comunicação na Sala de Imprensa do congresso; reuniu, num banco virtual gratuito, as imagens do congresso; sistematizou a cobertura institucional do Abrascão 2015 para a memória da Associação, publicando reportagens diariamente e disponibilizando a íntegra dos principais discursos.

Atualmente, a Comunicação da Abrasco segue na produção do clipping – uma seleção das notícias publicadas nos meios de comunicação sobre o congresso de Goiânia. O Abrascão 2015 foi repercutido pelos jornais impressos, rádio, TVs e mídias digitais, e dois veículos aceitaram o convite da Comunicação da Abrasco para uma cobertura jornalística especial: Carta Capital e EBC – Empresa Brasil de Comunicação.

A jornalista Aline Leal, da EBC, publicou as seguintes reportagens:

Governo quer derrubar PEC que obriga patrão a pagar plano de saúde a empregado

Chioro defende revisão no financiamento do sistema de saúde pública

Usuários do Mais Médicos dão nota nove ao programa, aponta pesquisa

Médico diz que subfinanciamento é uma das principais dificuldades do SUS

Para a Carta Capital, o jornalista Marcelo Pellegrini publicou:

A demolição do SUS O que fazer com a epidemia de cesáreas no Brasil?

Mais Médicos recebe nota 9 de usuários, diz pesquisa

A revista RADIS Comunicação e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, também reverberou as discussões do Abrascão 2015, na edição de setembro 2-15 A TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás, divulgou a matéria ‘Congresso discute problemas da saúde pública, em Goiás’ e ainda a entrevista que Jarbas Barbosa – Presidente da Anvisa, concedeu ao programa Bom Dia Goiás, após participação da Cerimônia de Abertura do Abrascão 2015. Confira na íntegra a reportagem e entrevista, acessando este link. O presidente do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, Elias Rassi, foi entrevistado pela TV UFG, uma emissora educativa e cultural que abrange em sinal aberto a Região Metropolitana de Goiânia além de ter parte da programação retransmitida pela TV Brasil e Canal Futura. Confira abaixo:

 

 

VEJA AQUI A REPERCUSSÃO DO ABRASCÃO 2015 NA IMPRENSA

Comments

comments

Deixe uma resposta