Reinaldo Guimarães ministrou aula inaugural no IMS/UERJ

Reinaldo Guimarães, vice-presidente da Abrasco, ministrou a Aula Inaugural da Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IMS/UERJ, na segunda semana de março (15/03). O pesquisador abordou o tema “Desafios atuais na Política de Ciência e Tecnologia e da Pós-Graduação no Brasil”. Segundo a assessoria de imprensa do IMS, a palestra reuniu grande público. Confira galeria de fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ano passado, em artigo para o Viomundo, Reinaldo opinou sobre as perspectivas para Educação e  Inovação a partir das propostas do governo Bolsonaro para a área:

“Segundo o INEP/MEC, um retrato sintético recente da educação superior no Brasil é o seguinte: 8,2 milhões de matriculados sendo cerca de 1/3 em cursos à distância, 88% do total de matrículas em instituições privadas, a grande maioria com fins lucrativos e pouco mais de 50% do total de matriculados em universidades.

Já segundo a CAPES/MEC, na pós-graduação o quadro em 2015 era: 122,3 mil estudantes matriculados, sendo 42 mil doutorandos e 80,3 mil mestrandos. A pós-graduação representa, portanto, cerca de 1,5% da educação superior

No Brasil, a contribuição importante do ensino superior à produção científica e tecnológica é quase exclusivamente obra da pós-graduação e a pergunta a ser feita é: qual o sentido de afogar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação numa carga de responsabilidades onde apenas uma muito pequena proporção da mesma tem relações diretas e significativas com a sua missão?”

 

Comments

comments

Deixe uma resposta