Os 35 anos da história da Abrasco num livro


Um dos grandes destaques do Abrascão 2015 foi o lançamento do livro “Saúde Coletiva: a Abrasco em 35 anos de história”, que reuniu os autores e outros grandes nomes da Saúde Coletiva, no dia 29 de julho, no Espaço Saúde & Letras, para uma conversa encharcada de história.  A publicação narra a trajetória da Associação, destacando as conquistas da Abrasco no campo da saúde no Brasil. O presidente da Abrasco, Luis Eugenio de Souza, juntamente com os organizadores Carlos Henrique Paiva, Nísia Trindade Lima e José Paranaguá de Santana, apresentaram a obra.

Comemorativo dos 35 anos de atuação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, este livro traz 11 capítulos de pesquisadores e estudiosos que fazem parte dessa história. A coletânea privilegia os grandes eixos da política da Abrasco sem deixar de lado as diferentes áreas temáticas em que atuam seus associados. Trata-se de um registro fundamental do caminho trilhado desde o início da sua atuação, num período político bastante complicado no Brasil, até os dias de hoje, quando ainda há tantos desafios a serem vencidos na área da saúde coletiva. A história da Associação é contada também através de ícones: recuperam-se documentos preciosos como fotografias de personagens e de momentos marcantes, além de materiais de divulgação que pontuam a trajetória da Abrasco.

O prefácio, escrito pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva da faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Everardo Duarte Nunes, retoma o início da Associação “1979 é um ano em que as diversas forças e correntes se juntam e criam uma associação – a Abrasco – ‘colocando em relevo sua singularidade’, como exposto por Anamaria Tambellini, Carlos Botazzo, Guilerme Chalo Nunes, Paulo Buss, no capítulo 3”. O livro, com 322 páginas, traz à tona temas como a Abrasco e os anos de chumbo, a história dos congressos da Associação, a Abrasco na construção de uma Agenda internacional e ainda as trajetórias recentes da Abrasco o ‘fazendo e por fazer’. Confira o Sumário na íntegra:

Prefácio
Apresentação
1. Gênese Sócio-Histórica da Saúde Coletiva no Brasil
2. A Abrasco na Construção do SUS (1979-1990): ação política na saúde
3. A Abrasco e os Anos de Chumbo: a Comissão da Verdade no campo da saúde
4. A Abrasco faz Ciência e Avança em Conhecimentos: contribuições da Ciência & Saúde Coletiva e da Revista Brasileira de Epidemiologia
5. Congressos da Abrasco: a expressão de um espaço consolidado
6. A Abrasco e a Experiência da Graduação em Saúde Coletiva
7. Os cursos Lato Sensu na Formação em Saúde Coletiva: a evolução histórica e desafios contemporâneos
8. A Abrasco e a Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva
9. A Abrasco e a Experiência dos Mestrados Profissionais
10. A Abrasco na Construção de uma Agenda Internacional em Saúde
11. Trajetórias Recentes da Abrasco: fazendo o “por fazer”
A Abrasco em Perspectiva: olhares dos presidentes
A Abrasco em Imagens
A Abrasco em Retrospectiva

Veja o lançamento do livro “Saúde Coletiva: a Abrasco em 35 anos de história” pela lente da TV Abrasco:

 

Sobre os organizadores:

Nísia Trindade Lima: Socióloga, doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro; pesquisadora titular da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.

José Paranaguá de Santana: Médico, doutor em ciências da saúde pela Universidade de Brasília; coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis – Fiocruz/Opas/UnB), assessor de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Brasília

Carlos Henrique Assunção Paiva: Historiador, doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pesquisador no Observatório História e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, professor do mestrado em saúde da família da Universidade Estácio de Sá.

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta