José Leopoldo Antunes é eleito para o Comitê Consultivo do SciELO


Realizado ao longo do mês de setembro, o processo de renovação dos representantes dos editores das cadeiras de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde do SciELO – Scientific Electronic Library Online – elegeu como titular José Leopoldo Ferreira Antunes, professor titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), vice-chefe do Departamento de Epidemiologia e editor científico da Revista de Saúde Pública. A suplência ficou com Edmund Chada Baracat, professor da Faculdade de Medicina da USP e editor da revista Clinics.

A eleição se deu por voto direto dos editores científicos dos títulos das duas áreas indexados na SciELO. Atualmente, são 28 periódicos correntes nas Ciências Biológicas e 93 das Ciências da Saúde.

Para Antunes, a representação amplia a participação política da Saúde Coletiva nas discussões relativas ao processo de produção científica do país. “Penso que conquistamos um espaço de representação importante para os próximos dois anos, e que isso é fruto da organização e do acúmulo de reflexões sobre o trabalho editorial entre os editores de periódicos em Saúde Coletiva, hoje reunidos no Fórum da Abrasco. Espero conseguir representar bem nossa área nesse espaço novo, e conseguir avanços no que diz respeito à organização e representação dos periódicos da demais áreas temáticas englobadas”.

No mesmo período houve também renovação do representante das Ciências Exatas (titular Marcílio Alves, editor da Latin American of Solids Structures e suplente Alexander W. A. Kellner, editor da Anais da Academia Brasileira de Ciências). A renovação da representação das Ciências Humanas acontecerá em agosto de 2016.

Comments

comments

Deixe uma resposta