GT ANSC realiza oficina e traça estratégias para 2015


Nos dias 19 e 20 de março, o Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (GT ANSC) promoveu sua oficina anual, realizada no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj). Presentes na reunião estiveram os professores Anelise Rizzolo (UnB), Elisabetta Recine (UnB), Gilberto Kac (UFRJ), Inês Rugani (UERJ), Leonor Pacheco (UnB), Luciene Burlandy (UFF), Maria Angélica Medeiros (UNIFESP), Maria Cláudia Carvalho (UFRJ), Maria Lúcia Bosi (UFC), Maria Teresa Olinto (Unisinos/ UFCSPA), Rosa Wanda Garcia(FMRP/USP),  Sandra Chaves (UFBA) e Shirley Donizete Prado (UERJ).

Além dos membros, outros dois convidados trouxeram importantes contribuições. “Contamos ainda com a presença do presidente Luis Eugenio, com quem conversamos sobre demandas, agenda e perspectivas da Abrasco para 2015, com vistas a subsidiar os trabalhos do GT. Tivemos igualmente a oportunidade de dialogar com Michele Lessa, que agora assumiu a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), com o intuito de apresentar pontos centrais da agenda de A&N e de identificar convergências entre as atividades do GT e da CGAN”, ressaltou Maria Angélica Medeiros, coordenadora do grupo.

Avaliação: Entre os assuntos do encontro, o coletivo fez um balanço da atuação no biênio 2013-2014. A avaliação foi positiva, dado o alcance de boa parte das diretrizes. No campo da produção do conhecimento, foram destacadas a qualidade das contribuições de integrantes do GT em duas publicações: a Revista de Nutrição (vol27/nº6) , que trouxe uma seção temática voltada para o tema da formação em alimentação e nutrição em Saúde Coletiva, e a revista Vigilância Sanitária em Debate (vol.2/nº4), aos desafios da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável em suas interfaces com a Vigilância Sanitária. Ambas as publicações foram editadas no final do ano passado. Ainda neste terreno, encontram-se em conclusão os produtos de pesquisa relativos à Rede de Evidências em Alimentação e Nutrição.

A atuação de membros do GT no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) também foi avaliada como impulsionadora das visões do coletivo, tanto pelas representações in loco quanto por documentos e posicionamentos públicos. Sobre a representação junto à Câmara de Alimentação e Nutrição do Conselho Nacional de (CIAN/CNS), constatou-se a necessidade de requalificação desse espaço, considerando os objetivos do SUS. É consenso que o GT ANSC tem conseguido expressar seu posicionamento e influir na agenda nacional de A&N, tomando como exemplo as colaborações encaminhadas à Consulta Pública no processo de redação do novo Guia Alimentar da População Brasileira e na articulação da Frente pela Regulação da Relação Público-Privado em Alimentação e Nutrição.

Abrascão e Conferências: A reunião debateu também as atividades que o GT irá organizar no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2015. O coletivo programa uma oficina pré-congresso voltada ao aprofundamento da interface entre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Saúde, na qual reunirá pesquisadores, ativistas e gestores de políticas públicas interessados nessa temática. “Um dos produtos esperados dessa oficina é a produção de um documento pautando o tema para as Conferências Nacionais de Saúde e de SAN, a serem realizadas este ano”, destacou Inês Rugani, coordenadora adjunta do grupo. Além disso, o GT ANSC terá presença ativa em cinco atividades, tanto propostas individualmente, como em parceria com outros Grupos Temáticos da Abrasco. Serão elas: Modelo agroalimentar e as ameaças à saúde e à soberania alimentar; Desafios para o controle da obesidade; Desenvolvimento, Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção da Saúde; Função social da ciência e estratégias de produção do conhecimento: reflexões sobre a saúde, e Concepções e percepções de risco: implicações para a formulação e implementação de políticas de proteção e promoção da saúde.

Desafios para ano: Além do documento síntese que será elaborado na oficina do Abrascão, integrantes do GT já estão envolvidos na organização e/ou na participação das conferências municipais e estaduais que visam a preparação da 5ª Conferência Nacional de SAN (5ª CNSAN), a ser realizada entre 03e 06 de novembro. O GT buscará ainda intensificar a atuação frente à agenda regulatória em saúde, particularmente em relação à Anvisa.

“Foram dois dias intensos e proveitosos de trabalho e avaliamos que o GT ANSC se encontra em um momento favorável, de amadurecimento das reflexões, da produção de conhecimento e da ação política, o que nos motiva a seguir avançando nos propósitos de fortalecimento da agenda nacional de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, em consonância com os princípios da Abrasco”, considerou Angélica, que estendeu a todos os interessados a participação na oficina e nas atividades do GT ANSC no Abrascão 2015.

Comments

comments

Deixe uma resposta