Fiocruz homenageia Hésio Cordeiro na próxima terça-feira, 26


Com mais de 40 anos de serviços prestados à ciência brasileira, em especial ao campo da Saúde Pública, Hésio de Albuquerque Cordeiro, professor aposentado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), receberá o diploma de Pesquisador Honorário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento será na próxima terça-feira, 26 de maio, às 14h30, no Museu da Vida, no Campus Central da Fundação, no Rio de Janeiro.

Formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1965, Hésio Cordeiro fez mestrado na mesma instituição em 1978, e doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, em 1981, tendo ingresso no quadro da Uerj anos antes. A inserção nas discussões da formação política e profissional da área conduziram-no à Presidência da Abrasco no biênio 1983-1985, destacando-se na articulação política do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, credenciando-o a ocupar a presidência do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) entre 1985 a 03/1988, quando foi dos articuladores das discussões da Saúde no processo constituinte. Foi ainda Reitor da Uerj entre os anos 1992 e 1995 e diretor da Agência Nacional de Saúde de 2007 a 2010. Atualmente, Cordeiro é coordenador do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e coordenador de saúde da Fundação Cesgranrio.

Cordeiro receberá a honraria das mãos do doutor Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz e que liderou a Associação no ano de 2005. Os dois estiveram juntos na cerimônia de 35 anos da Abrasco, realizada ano passado, em Brasília.

Cerimônia de Entrega do Diploma de Pesquisador Honorário ao Dr. Hésio Cordeiro
Dia 26 de maio (terça-feira), às 14h30
Auditório do Museu da Vida/Fiocruz
Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ

Comments

comments

5 comentários sobre “Fiocruz homenageia Hésio Cordeiro na próxima terça-feira, 26

  1. História viva da Saúde Pública Brasileira!
    Parabéns Dr Hésio!
    Homenagem justa e merecida!
    É uma honra para mim conviver com ele no Mestrado da Unesa!
    Sabrina Campos F. Marques

  2. FUI MONITORA DO IMS DA UERJ,POR VÁRIOS ANOS.FORMADA EM 1975.
    HÉSIO, MINHA MÃE FOI PACIENTE DE SEU PAI.
    PARABÉNS POR TODA SUA BRILHANTE VIDA COMO MESTRE DOS MESTRES. VOCÊ SEMPRE FOI O MÁXIMO COMO PESSOA, MÉDICO E COMO GENTE.
    APRENDI DESDE O 1ºANO DA FACULDADE EM 1970 A CONVERSAR COM OS PACIENTES INTERNADOS NO UC-UERJ ,FALANDO DE GENTE PARA GENTE, OLHO NO OLHO, E ISTO VOCÊ ME ENSINOU NO IMS.
    APRENDI A VALORIZAR AS PESQUISAS E FOI VOCÊ QUE NOS ENSINOU.
    SABE HÉSIO, O PRINCIPAL É QUE LHE DESEJO TODA A SAÚDE
    QUE VOCÊ BEM MERECE.
    OBRIGADA PARA SEMPRE MEU ETERNO MESTRE.
    GUIOMAR MATOS NASCIMENTO

Deixe uma resposta