Entidades da Saúde Pública aprimoram agenda estratégica para as Américas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em um cenário cada vez maior de interdependências das ações internacionais faz-se ainda mais necessário a articulação de uma agenda estratégica em Saúde Pública que garanta condições dignas de vida às populações e ao meio ambiente norte, centro e sul-americanos. Esse foi um dos pontos em debate na reunião da Aliança das Associações de Saúde Pública das Américas, realizada no último dia 04, durante as atividades da Reunião Anual da Associação Norte-Americana de Saúde Pública (APHA 2019). A Abrasco foi representada por Luis Eugenio de Souza, coordenador do Comitê Assessor de Relações Internacionais da Associação (CARI/Abrasco).

Na atividade,  Luis Eugenio defendeu os esforços internacionais pela valorização dos sistemas universais de saúde como um dos pontos-chave para o fortalecimento dessa agenda estratégica. Juntamente com uma melhor articulação da Saúde Pública nas Américas, a reunião debateu também as ações coordenadas para o próximo grande fórum internacional das entidades científicas da saúde: o 16º Congresso Mundial de Saúde Pública – Roma 2020. A reunião contou com a presença de Carlo Signorelli e Walter Ricciardi, ambos co-anfitriões do Congresso de Roma, sendo Ricciardi também vice-presidente da WFPHA. A abertura para submissão de trabalhos para o evento está prevista para início de dezembro.

A participação da Abrasco segue a orientação construída na última reunião do CARI/Abrasco, realizada em setembro último, “conjugando esforços para que tenhamos uma atuação mais articulada e talvez mais influente, apoiando a atuação dos abrasquianos de forma mais proativa e coordenada, estabelecendo diálogos e levando a contribuição que o Brasil tem para dar” disse Eugenio à época.

A Reunião e Exposição Anual da APHA é o principal evento em Saúde Pública dos Estados Unidos, reunindo profissionais em sessões científicas onde se compartilham as mais recentes pesquisas e informações, discussões de boas práticas e defesa de ações e políticas de saúde pública baseadas em evidências. O encontro acontece de 2 a 6 de novembro no Pennsylvania Convention Center, na cidade de Filadélfia; e o tema deste ano é “Criando a nação mais saudável: para a ciência; para a  ação; para a saúde”.

Comments

comments

Deixe uma resposta