Em maio, novo número da revista Ensaios & Diálogos em Saúde Coletiva


Em dezembro passado a Associação Brasileira de Saúde Coletiva  lançou o primeiro número da revista Ensaios & Diálogos em Saúde Coletiva. A edição de estreia trouxe a 15ª Conferência Nacional de Saúde como tema de capa, e ainda uma sessão especial sobre os temas abordados nos Grandes debates do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão de Goiânia. A proposta da Ensaios & Diálogos é resgatar um pouco do gênero ensaístico, que, conforme disse Gastão Wagner, presidente da Abrasco, caiu em desuso. À abordagem aberta, comum a este gênero, junta-se a ideia de se dialogar com as mais diversas áreas do saber. O investimento estético, como não poderia deixar de ser num campo de luta como o da Saúde Coletiva, tem sempre uma razão política.

A Abrasco finaliza agora o segundo número da revista, e ficará disponível para download em PDF ou leitura on line, em todas as mídias da Associação. Neste novo número, reforçamos a parceria com Caco Xavier, responsável pela capa e demais ilustrações. Sobre a capa, Caco ressalta a homenagem ao mais famoso quadro do Rodolfo Amoedo ‘O Último Tamoio’ (1883) – “A tela, que hoje pertence ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, mostra a morte de Aimberê, último representante na nação tamoia, massacrada pelos colonizadores. Usei o índio como metáfora do Brasil, em lugar de um mapa, e modifiquei Anchieta. É uma combinação de imagem realista com desenho. Uma mistura de sangramento e vazamento da Samarco, que leva de roldão: animais, pessoas, casas, Congresso Nacional, mostrando ainda o país sem saneamento sendo invadido pelas epidemias do Aedes Aegypti”, explica.

O número traz ainda uma novidade editorial: o tema da Saúde Mental será abordado em formato jornalístico de foto-reportagem, com texto de Bruno C. Dias e imagens captadas por Pamela Perez, fotógrafa e psicóloga na RAPS do Rio de Janeiro. Confira os títulos dos artigos que comporão a próxima Ensaios & Diálogos:

“Que alternativas estratégicas para o golpe de Estado e a transição conservadora em curso?” por Alcides Miranda

“A Saúde Coletiva e a formação profissional em Saúde: Mais Médicos ou mais do mesmo?” por José Sestelo

“30 anos da Oitava Conferência” por Nelson Rodrigues dos Santos

“15ª CNS, e agora?” por José Ivo

“O Brasil da Dengue, Zika e Chikungunya” por Gustavo Bretas

“Estamos postergando as medidas de impacto definitivo no combate ao Aedes egypti há três décadas” Entrevista com João Gabbardo dos Reis

“Zika Vírus – Desafios da Saúde Pública no Brasil” pela Comissão de Epidemiologia da Abrasco

“Zika e Microcefalia: Uma Pandemia em Progresso” por Maria Glória Teixeira

“A epidemia do Zika vírus e os Direitos Reprodutivos” pelo Grupo Temático Gênero e Saúde da Abrasco

“Considerações sobre o Código de Ciência e Tecnologia” por Reinaldo Guimarães

“Tecnologia, economia e política: uma reflexão para tentar sair do labirinto” por Renato Dagnino

“O ativismo anti-vacinas na internet” por Kenneth Camargo Jr.

“Possibilidade de tratamento homeopático em autistas” por Fábio Bolognani e Geórgia Fonseca

“Quem regula quem no mercado global de alimentos?” reportagem de Bruno C. Dias

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta