Diretoria e Conselho da Abrasco reúnem-se através de videoconferência


A 2ª Reunião da Diretoria e Conselho da Abrasco, gestão 2015 – 2018, aconteceu através de videoconferência. No Rio de Janeiro, a Abrasco utilizou o equipamento gentilmente oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, e de 09h00 às 12h00 da sexta-feira, 2 de outubro de 2015, recebeu o presidente da Associação, professor Gastão Wagner e ainda Eduardo Faerstein, Ronir Raggio Luiz, Guilherme Franco Netto, Thiago Barreto e Inês Genoese (da Secretaria Executiva da Abrasco). Através do equipamento de videoconferência, participaram Elias Rassi Neto, Leny Alves Bonfim Trad, Mário César Scheffer, Nilton Pereira Junior, Anaclaudia Gastal Fassa, Elza Machado de Melo, José Ivo dos Santos Pedrosa, Marília Louvison e Raquel Maria Rigotto.

Gastão Wagner iniciou a reunião com a reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma Rousseff: nos ministérios dados ao PMDB, sai Arthur Chioro (PT-SP) e entra deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) na Saúde. No Ministério da Ciência e Tecnologia, sai Aldo Rebelo (PC do B-SP) e entra o deputado federal Celso Pansera (PMDB-RJ). Aloizio Mercadante (PT-SP), voltou para o Ministério da Educação, antes ocupado por Renato Janine Ribeiro.

Diante da atual crise e da mudança no comando do Ministério da Saúde, haverá uma reunião com representantes das entidades do Movimento da Reforma Sanitária e outras lideranças da Saúde Coletiva brasileira para discutir estratégias de defesa do SUS. O encontro será realizado na Fiocruz, no dia 22 de outubro, e será organizado pela Presidência da Fiocruz com o apoio da Secretaria Executiva da Abrasco. Gastão ainda informou que a Abrasco se candidatou para uma vaga titular no Conselho Nacional de Saúde. As entidades do movimento sanitário estão apoiando a Abrasco e o Cebes para ocuparem vagas titulares. A eleição será no dia 5 de novembro, na mesma data em que estava prevista a reunião do Conselho da Abrasco. Dessa maneira, ele propôs o cancelamento dessa reunião e a manutenção da reunião de dezembro.

Confira aqui a MEMÓRIA desta Reunião

O debate em torno do cortes promovidos pela Capes em programas de custeio (PROAP – Programa de Apoio à Pós-Graduação – e PROEX – Programa de Excelência Acadêmica), na ordem de 62%; as relações internacionais da Abrasco; uma reorganização administrativa incluindo análises jurídica, financeira e contábil também estiveram em pauta. Confira na Memória da 2ª Reunião da Diretoria e Conselho da Associação, redigida pelo secretário adjunto Thiago Barreto, todos os temas debatidos no encontro.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta