Aprovado escopo geral para a programação de atividades do 3º Congresso de Política da Abrasco


O escopo geral para a programação de atividades do 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco, que acontecerá na primeira semana de maio do ano que vem, na capital do Rio Grande do Norte, foi aprovado na primeira reunião presencial da Comissão Científica do congresso,  que aconteceu meados de setembro, em Campinas. No escopo geral, há ênfase em análise de contextos e em diálogos entre setores de políticas públicas e segmentos de Movimentos Sociais. Também busca-se enfatizar as análise e discussões acerca da área PPG e o campo da Saúde Coletiva.

De lá pra cá, a Comissão Científica, juntamente com a Secretaria Executiva da Abrasco, colocou em andamento uma ampla consulta junto às representações institucionais da Comissão de PPG da Abrasco e entidades parceiras no Congresso, para a sugestão de atividades e nomes, de acordo com o escopo aprovado. Em novembro haverá uma reunião da Comissão, já marcada para o dia 30, com a participação do presidente do Congresso, professor Cipriano Maia de Vasconcelos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), do coordenador da Comissão de Política, professor Alcides Silva de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e de alguns membros da Comissão Organizadora Local, para mais algumas definições e os encaminhamentos da programação científica do Congresso.

O coordenador da Comissão de PPg esclarece que o 3º Congresso de PPG entra agora na sua segunda fase de organização. “Na primeira fase fizemos uma discussão sobre a ênfase do congresso, que é a busca pelo diálogos entre setores de políticas públicas, movimentos sociais, trabalhadores e de gestores, para que se discuta não somente os problemas conjunturais, mas debater as perspectivas e alternativas para consolidação do SUS. Na primeira fase, cada componente da Comissão de PPG recebeu uma solicitação para envio de Termos de Referência com propostas mais detalhadas da programação do Congresso. Aceitamos estas propostas até o último dia de outubro e agora, em novembro, vamos definir, a partir destes Termos, a programação. Pretendemos lançar o site oficial do Congresso com chamadas para submissão de trabalhos científicos o quanto antes. Concomitantemente, vamos começar o processamento das questões logísticas e de infraestrutura. Estamos animados com a realização da terceira edição do nosso Congresso de PPG, mesmo numa conjuntura tão adversa como a que estamos vivendo”, diz Alcides.

Durante o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária da Abrasco que acontecerá de 26 a 30 de novembro, em Salvador, a Comissão de PPG se reunirá para dar o fechamento na programação e finalizar os últimos detalhes para lançamento da chamada para o Congresso já em dezembro.

Comments

comments

2 comentários sobre “Aprovado escopo geral para a programação de atividades do 3º Congresso de Política da Abrasco

    1. Caro Richard, o canal oficial para receber informações sobre o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão é a newsletter da Abrasco.
      Cadastre seu e-mail nos campos no topo da nossa homepage.

      Nos vemos em Natal!
      Atenciosamente,

      Bruno C. Dias – Comunicação Abrasco

Deixe uma resposta