Alimentação e Nutrição no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva


A questão alimentar, o consumo e sua ligação com a saúde, obesidade, alimentos biofortificados, transgênicos,  ultraprocessados, sistema agroalimentar hegemônico, medicalização de alimentos, uso intensivo de insumos químicos (como agrotóxicos e aditivos) – são alguns dos temas que o Grupo Temático de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva vai colocar em debate durante o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Além de uma oficina pré-congresso, uma mesa redonda proposta pelo próprio GT, três atividades que foram construídas com outros Grupos da Abrasco e a participação em um debate, o grupo vai se reunir para definir sua formação e atuação na Associação.

Para a coordenadora do GT Alimentação e Nutrição, Maria Angélica Tavares de Medeiros, a expectativa para o congresso é aprofundar as reflexões da agenda da alimentação e nutrição no cenário atual, como os impactos do sistema alimentar sobre o ambiente, a saúde e a nutrição da população brasileira e os obstáculos à realização do direito humano à alimentação adequada e saudável. “Nos dois últimos anos temos nos dedicado à viabilização de um processo de trabalho coletivo para fazer avançar uma agenda de prioridades relativas ao fortalecimento da contribuição da Saúde na consolidação da Segurança Alimentar e Nutricional, e o Abrascão se configura como oportunidade indispensável para aprofundarmos a interlocução sobre este tema” explica Maria Angélica.

A coordenadora afirma ainda que a realização do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva assume caráter especial, por ser este um ano estratégico para a agenda da saúde e da segurança alimentar e nutricional, com a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde e da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, “pretendemos efetivar encaminhamentos acordados na oficina pré-congresso sobre ‘Segurança Alimentar e Nutricional no Sistema Único de Saúde’, que realizaremos no dia 28 de julho. Além disso, já foi elaborado um documento preparatório, de fortalecimento da agenda de segurança alimentar e nutricional na saúde, que subsidiará as conferências que acontecerão este ano” adianta Maria Angélica. O documento, “Fortalecimento da Agenda de Segurança Alimentar e Nutricional na Saúde: subsídios para as Conferências de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional” , recebeu contribuições da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição do Conselho Nacional de Saúde, da equipe técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição e foi apresentado pela coordenadora aos participantes do Encontro Nacional de Referências Estaduais de Alimentação e Nutrição, que aconteceu em Brasília, no dia 17 de junho.

Nas atividades InterGTs, dois momentos deverão ser marcantes para o público do congresso: a Mesa Redonda ‘Desenvolvimento, Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção da Saúde’ e ‘Função Social da Ciência e Estratégias de Produção do Conhecimento: Reflexões sobre a Saúde’. A construção de algumas atividades com outros Grupos Temáticos enriquece o temário e aprofunda a discussão “Além de debater a função social da ciência na perspectiva dos temas sobre modelos de desenvolvimento (forma de organização do Estado e da sociedade), vamos tentar entender como se dá a produção do conhecimento: como fazer um diálogo entre saberes e produzir conhecimento, sobre os conflitos de interesses na relação público-privado na perspectiva da produção do conhecimento e desenvolvimento das pesquisas?” questiona a coordenadora do GT.

Em suma, um conjunto de atividades que passará pelos diagnósticos, reflexões teóricas e caminhos para alcançar um desenvolvimento saudável e sustentável.

Confira aqui as atividades do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva no Abrascão 2015:

SEGUNDA-FEIRA DIA 27 DE JULHO
Reunião interna do GT para oportunizar o monitoramento da agenda de trabalho que é pactuada entre os membros do grupo a cada início de ano (ou biênio, a depender da natureza da atividade).

TERÇA-FEIRA DIA 28 DE JULHO
Oficina ‘Segurança Alimentar e Nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS)’
Coordenadora: Maria Angélica Tavares de Medeiros – Universidade Federal de São Paulo (SP)

QUARTA-FEIRA DIA 29 DE JULHO
Mesa Redonda ‘Desenvolvimento, Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção da Saúde’ InterGTs (Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição, Saúde e Ambiente e Vigilância Sanitária)
Coordenadora: Elisabetta Recine – UnB (DF)
Expositor: Renato Sérgio Jamil Maluf – UFRRJ (RJ)
Expositor: Simone Tetu Moysés – PUC (PR)
Expositor: Marcelo Firpo de Souza Porto – ENSP/Fiocruz (RJ)

QUINTA-FEIRA DIA 30 DE JULHO
Debate ‘Estado Democrático e Gestão Pública da Saúde’
Debatedor: Fernando Luiz Abrucio – FGV (SP)
Debatedor: Inês Rugani Ribeiro de Castro – UERJ (RJ)
Debatedor: Gastão Wagner de Souza Campos – UNICAMP (SP)

Mesa Redonda ‘Função Social da Ciência e Estratégias de Produção do Conhecimento: Reflexões sobre a Saúde’
Proponente: InterGTs (Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição, Saúde e Ambiente e Vigilância Sanitária)
Coordenador: Hermano Castro – ENSP/Fiocruz (RJ)
Expositor: Fernando Ferreira Carneiro – Fiocruz (CE)
Expositor: Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho – UFRJ (RJ)
Expositor: Márcio Florentino Pereira – UFSB (BA)

SEXTA-FEIRA DIA 31 DE JULHO
Mesa Redonda ‘Modelo Agroalimentar Hegemônico e as Ameaças à Saúde e à Soberania Alimentar: O Caso dos Alimentos Biofortificados; O Caso dos Alimentos Transgênicos; O Caso dos Alimentos Ultraprocessados’
Coordenadora: Anelise Rizzolo de Oliveira – UnB (DF)
Expositor: Vanessa Schottz Rodrigues – UFRJ-MACAÉ (RJ)
Expositor: Leonardo Melgarejo – Associação Brasileira de Agroecologia (RS)
Expositor: Carlos Augusto Monteiro – USP (SP)

SÁBADO 1º DE AGOSTO
Mesa Redonda ‘Desafios para o Controle da Obesidade’
Coordenadora: Zohra Abaakouk – OPAS (DF)
Expositor: Júlia Aparecida Devidé Nogueira – UnB (DF)
Expositor: Geraldo Lucchese – Câmara dos Deputados (DF)
Expositor: Maria Angélica Tavares de Medeiros – Universidade Federal de São Paulo (SP)

Comments

comments

Um comentário sobre “Alimentação e Nutrição no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

  1. ola eu queria saber mais sobre a saúde e inovação alimentar,
    eu estou a fazer um trabalho para a Universidade de Nutrição respectivamente e gostava que me desse umas explicações mais precisas deste tema. O meu de Saúde e Inovação Alimentar.

    Obrigada pela atenção,

    Felipa Heimrath

Deixe uma resposta