Abrasco recebe UNICEF Brasil


Na manhã da última terça-feira (12), a Abrasco recebeu em sua sede duas importantes instituições parceiras: o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF; e o Centro de criação de Imagem Popular – CECIP. A reunião, coordenada por Carlos Silva, secretário-executivo da Abrasco, contou com a presença de Luciana Phebo, coordenadora do escritório zonal brasileiro do organismo internacional; Maria Isabel Abelson e ​Cássia Carvalho, consultoras do organismo; Dinah Frotté e Claudia Cecco, respectivamente diretora administrativa e coordenadora de projetos do CECIP.

Na pauta, a discussão da nova metodologia de avaliação do projeto “Capacitação de Conselhos Tutelares para Atuação diante dos casos de violência interpessoal”, parceria da Abrasco com o UNICEF, e a apresentação de uma nova proposta de parceria, dessa vez contando também com a atuação do CECIP, intitulada “A educação infantil que queremos: um direito da criança”.

Durante a reunião, foram destacados os avanços mensurados no programa de capacitação dos conselheiros tutelares, desenvolvido nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e São Luiz (MA), e a íntima relação das estratégias de prevenção em saúde e fortalecimento das ações dedicadas à proteção da infância.

Num segundo momento, Carlos Silva e Dinah Frotté apresentaram as linhas gerais da proposta ​para um novo projeto, que tem como objetivo de investir na formação de profissionais de educação, saúde e desenvolvimento social para o fortalecimento das políticas públicas na área da primeira infância, com foco no cuidado e na atenção integral ao desenvolvimento/ aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos. Com a referência de atuação interesetorial, a partir de cada território, a ideia é investir na Atenção Primária em Saúde em inter-relação com os temas da Promoção da Saúde; educação participativa, dialógica e freireana, trabalhando na perspectiva de direitos da criança.

Para Luciana Phebo, a Abrasco tem se mostrado um importante parceiro nas estratégias de capacitação e de elaboração de conhecimentos técnicos e científicos. “É importantíssima essa parceria para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, com foco, principalmente, na redução das desigualdades. A Abrasco é um centro de referência por onde passam importantes estudos e as boas práticas são sistematizadas. Prova disso é a nossa parceria no projeto de capacitação dos conselheiros tutelares, que são atores e pilares para a garantia dos direitos da infância. Nossa proposta sempre é criar esses modelos de capacitação para levar Brasil afora e efetivá-los como políticas públicas. Para tal, torna-se fundamental essa parceria, com a qual queremos continuar”, disse Luciana Phebo.

“​Esta reunião foi oportunidade da Abrasco apresentar ​​ao UNICEF uma nova proposta de projeto, que desenhou junto com o CECIP, na perspectiva de potencializar metodologias, plataformas e outras estratégias e mecanismos consolidados a partir do projeto de formação de Conselheiros Tutelares, que está em curso, otimizando assim o conhecimento e as aprendizagens já construídos em novas abordagens” explicou Carlos Silva, secretário-executivo da Associação. Uma nova reunião para compartilhar possibilidades que viabilizem o “Educação Infantil”, tanto dos pontos de vista técnico, político e financeiro.

Comments

comments

Deixe uma resposta