Abrasco participa da Conferência Livre de Saúde no RJ

 

Conferência Livre de Saúde realizada pelo Núcleo Carioca do Cebes se destacou pela grande adesão e defesa do SUS e elegeu duas delegadas. Organizada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Núcleo Rio de Janeiro, a Conferência aconteceu no sábado, 08 de junho, na sede do Sintsaúderj, e reuniu diversas entidades e sindicatos num certame de muitos debates em torno da defesa do SUS, pela atenção primária na Saúde e pela revogação da Emenda Constitucional 95, medida do Executivo Federal que retirou recursos da Saúde.

Sob o tema da ‘Democracia e Saúde’, mais de 100 participantes estiveram presentes, com destaque para estudantes universitários. Em pauta, os debates foram marcados pela luta contra o desmonte do Sistema Único de Saúde e pela análise da situação da saúde no município do Rio de Janeiro. A mesa de abertura contou com a presença de Carlos Ocké (INSP), Gulnar Azevedo (presidente da Abrasco), Carlos Vasconcelos (Nenhum Serviço de Saúde a Menos) e Lucia Souto (Fiocruz).

Após os intensos debates dos Grupos de Trabalho, a Plenária elegeu duas delegadas, Regina Bueno (Movimento HIV e Aids) e Victória Araújo (Núcleo do Cebes Rio de Janeiro) e Carlos Fidelis (diretor da Asfoc) observador, que irão participar da 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em agosto, em Brasília. Além do núcleo carioca do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, participaram também a ASFOC, Abrasco, ABRES, ABENFO, SINMED, SINTSAUDE, SINDPSI, LASC IFRJ, Rede de Médicos e Médicas Populares, Conselho Comunitário de Manguinhos e Cooperação Social da Fiocruz.

Comments

comments

Deixe uma resposta