12º Encontro Nacional de Economia da Saúde pergunta ‘Como financiar o SUS?’


Promovido pela Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABrES, o  encontro reunirá especialistas, profissionais de diferentes segmentos do setor saúde e acadêmicos estrangeiros e brasileiros da área da Economia da Saúde para aprofundar a discussão de temas relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão Científica do Encontro está dividida dentre os 6 eixos temáticos:

Gestão em Saúde: Maria Elizabeth Diniz Barros (ABrES) e Marília Louvison (Abrasco e APSP)
Avaliação econômica em Saúde: Fernando Gusmão Filho (IMIP) e Sebastião Antônio Loureiro de Souza (UFBA).
Equidade e desigualdades em Saúde: Jane Mary Guimarães (UFSB) e Erika Aragão (UFBA).
Estado, mercado e regulação: Rodrigo Mendes (ABrES) e Fabíola Sulpino (IPEA)
Financiamento e gasto em Saúde: Áquilas Mendes (PUC- SP e FSP) e Sérgio Francisco Piola (ABrES).
Aspectos gerais da Economia da Saúde: Rosa Maria Marques (PUCSP) e Fernando José Pires de Souza (UFC).

A abertura acontecerá na tarde da quarta-feira, 24 de agosto, e contará com a participação de Rosa Maria Marques (presidente da ABrES); Alejandra Carrillo Roa (OPAS); Ana Cristina da Cunha Wangler (diretora do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID) do Ministério da Saúde). Às 19h00, a palestra ‘Crise e direitos sociais’ terá a coordenação de Sebastião Antônio Loureiro de Souza e Silva (ABrES) e será proferida por José Gomes Temporão.

Na quinta-feira, dia 25, haverá palestra do professor Antônio Correa de Lacerda, coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, intitulada ‘Crise e financiamento do SUS’. A coordenação será de Sérgio Francisco Piola (ABrES). Ainda durante a manhã, haverá palestra do economista Carlos Octávio Ocké Reis, autor do livro “SUS: o desafio de ser único”. Durante a tarde, será debatido o tema ‘Segmentação e universalidade’, com palestra de Jairnilson Paim (Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia) e José carvalho de Noronha (CEBES), sob a coordenação do ex-presidente da Abrasco, professor Luis Eugênio Souza. Outra palestra será proferida por Jairo Bisol, Lenir Santos e Itana Viana, intitulada ‘Há limites para a integralidade?’, sob a coordenação de Reinaldo Guimarães. O tema ‘Custos da incorporação da inovação tecnológica’ será debatido por Beatriz Gonzales e Carlos Morel, sob a coordenação de Isabela Cardoso.

Confira a programação completa aqui.

 

 

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta