“O SUS funcionando é muito melhor que qualquer plano de saúde”

Durante o aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) comemorou-se também 10 anos da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), na última segunda-feira (3/09). Gulnar Azevedo e Silva, presidenta da Abrasco, esteve na cerimônia de abertura e saudou as pessoas presentes com o “coração apertado”, mencionando o incêndio no Museu Nacional, que ocorreu na véspera. A epidemiologista e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro fez referência a mais um golpe sofrido no estado: “Vivemos ontem uma tragédia – anunciada – mas que não imaginávamos que seria tão devastadora. Na UERJ ficamos o ano passado inteiro resistindo aos ataques do Governo do Estado na nossa universidade. Mas estamos vivos”.

Gulnar parabenizou a RedEscola pelos dez anos completos, e disse que a estratégia de trabalhar na educação de profissionais de saúde é essencial para o SUS seguir – apesar da tentativa de desmonte –  dialogando com o eixo da nova Diretoria da Abrasco, resistir e avançar: “A gente não pode ficar parado imaginando que as coisas vão ocorrer sem a gente se mexer, sem se qualificar, sem trabalhar em rede, sem investir na capacitação destes profissionais. Se a gente não avançar por aí a gente corre o risco de ter um SUS não só golpeado, mas também um SUS antigo. O que é necessário no SUS hoje é qualifica-lo. É entrar, aprimorar e dizer que é muito melhor que qualquer outra possibilidade de assistência à saúde. O SUS funcionando é muito melhor que qualquer plano de saúde, e a população precisa saber disso.”

Estiveram na mesa de abertura também Isabela Delgado, representando a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; o diretor da ENSP, Hermano Castro; a vice-diretora da Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola, Rosa Souza; o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Haroldo Jorge de Carvalho Pontes; o secretário de Saúde de Paraíba do Sul (RJ) e representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fabiano Ribeiro dos Santos; a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Timo; e o professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e coordenador do Projeto Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica em Saúde, Jefferson Almeida Silva.

Leia cobertura completa do evento, aqui. 

Comments

comments

Deixe uma resposta