UFMA sedia encontro internacional sobre DOHaD em novembro


O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão (PPGSC/UFMA) recebe juntamente com o Centro de Ciências da Saúde da UFMA o 5º Simpósio Internacional sobre Metabolic Programming and Stress & 2º Encontro Ibero-americano DOHaD. Os eventos serão realizados de 02 a 04 de novembro, em São Luís, e reunirão cientistas, pesquisadores clínicos, obstetras, pediatras, profissionais de saúde pública e os decisores políticos de todo o mundo para discutir e partilhar conhecimentos.

Investigação inaugurada por David Barker (1938 – 2013) e outros cientistas, o conceito Origens desenvolvimentistas da saúde e da doença (Developmental Origins of Health e Doenças – DOHaD) organiza hoje um número significativo de estudos epidemiológicos, clínicos e pré-clínicos em diferentes partes do mundo que relacionam a influência de determinados fatores ambientais no início do ciclo vital, gerando alterações na expressão da carga genética e peculiares padrões de saúde-doença nos indivíduos, em particular doenças crônicas não-transmissíveis, como doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças mentais, entre outras. Diversos achados apontam para novas pontes de causalidade, bem como apontam para ações de ajustes metabólicos determinantes para proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Pesquisadores interessados em apresentar trabalhos tem até 31/08 para submeter resumos, que devem ser enviados ao e-mail 5th.ismps2016@gmail.com, aos cuidados de Nathalee Liberal. Os textos devem  ter no máximo 300 palavras,  serem escritos em inglês e observar os padrões internacionais de submissão. As mensagens de aceite serão enviadas no prazo de um mês. Outras informações e dúvidas devem ser sanadas junto à organização na página www.facebook.com/5ISMPS.

Comments

comments

Deixe uma resposta