Saúde dos povos indígenas ganhará biblioteca virtual

Cerca de 3.500 itens, entre livros científicos, material didático e legislativo e documentos históricos sobre a temática da saúde indígena ao acesso de todas e todos os interessados a um clique. É a nova Biblioteca Virtual de Saúde dos Povos Indígenas, projeto liderado pelo Grupo de Pesquisa em Saúde, Epidemiologia e Antropologia do Povos Indígenas, ligado ao  Departamento de Endemias Samuel Pessoal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Densp/ENSP/Fiocruz), e apoiado pelo Grupo Temático Saúde Indígena (GTSI/Abrasco). O projeto do espaço virtual será apresentado ao público no dia 13 de março, quando haverá também a assinatura do termo de formalização pelas instituições envolvidas.

+ Direitos Indígenas importam – Especial Abrasco e ABA sobre a questão indígena

A ideia surgiu há dois anos, motivada pela vontade de dar visibilidade e de proporcionar mais conhecimento a partir dos materiais acumulados ao longo dos mais de 20 anos de trabalho do Grupo de Pesquisa. A primeira parceira procurada foi a Seção de Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (CTIC/Icict/Fiocruz), responsável pelas bibliotecas da Fiocruz, e que ampliou o diálogo ao chamar a Rede Bireme para o projeto. Será a Bireme que hospedará a Biblioteca Virtual.

+ Saúde indígena e conflitos ambientais: leia artigo da Ciência & Saúde Coletiva de fevereiro

Para isto, uma nova plataforma específica será montada. “Temos a preocupação de facilitar o acesso dessas informações para os profissionais que estão nos distritos sanitários especiais, lá na ponta, assim como também para as lideranças indígenas que atuam no controle social e para os vários estudantes indígenas que estão ingressando em cursos universitários e em programas de pós-graduação” conta Ana Lúcia Pontes, pesquisadora do Densp/ENSP e coordenadora do GTSI/Abrasco. As entradas na base terão também indexação por regiões brasileiras e por povos indígenas, possibilitando buscas mais detalhadas, utilizando, além dos descritores temáticos, palavras-chaves. “É estratégico estarmos na rede Bireme, que está articulada com outras bibliotecas do Brasil e América Latina” completa Ana.

A atividade contará com a participação de Gulnar Azevedo e Silva, presidenta da Abrasco, Luiz Eloy Terena, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sheila Mendonça de Souza, da direção da ENSP/Fiocruz, e Rodrigo Murtinho, diretor do ICICT/Fiocruz, com coordenação de Ana Lúcia Pontes.

Apresentação da Biblioteca Virtual de Saúde dos Povos Indígenas
Dia 13 de março, a partir das 14 horas
Sala 411 do prédio da ENSP/Fiocruz
Outras informações no Informe ENSP

Assista a entrevista de Ana Lúcia Pontes para o Informe ENSP:

Comments

comments

Deixe uma resposta