Produção de conhecimento em tempos de intolerância: aula inaugural do Icict com Naomar de Almeida Filho

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em tempos de precarização e perspectivas de retrocesso em diversos setores públicos, o Ensino do Icict/Fiocruz dá início ao ano letivo de 2018 com aula inaugural proferida pelo professor e pesquisador Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia.

O tema da palestra será ‘A Universidade, o conhecimento, a intolerância e a censura: reflexos na ecologia de saberes em saúde’, em que o convidado irá compartilhar sua visão sobre a produção de conhecimento para o bem-estar social diante da conjuntura atual. O evento acontece na terça-feira, 13 de março, às 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos.

Epidemiologista, Naomar de Almeida Filho é professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e já foi reitor da instituição entre 2002 e 2010, e posteriormente, da Universidade Federal do Sul da Bahia, de 2013 a 2017. Em outubro, o docente publicou carta aberta à sociedade sobre sua saída, explicitando um cenário de cortes e ataques à educação pública.

Contribuição ao SUS

De acordo com o vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Icict, Christovam Barcellos, duas razões motivaram o convite ao palestrante. “Primeiro, ele é um grande sanitarista, que faz parte da história e da formação da saúde coletiva no país, sendo um grande pensador sobre o assunto. Sua contribuição é enorme para o Sistema Único de Saúde, pensando e fazendo pesquisa em saúde coletiva de uma maneira inovadora”, afirma Barcellos, que também é pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict).

A segunda razão, afirma Barcellos, é compartilhar com os estudantes do Icict seu relato de experiência como gestor da educação superior pública brasileira, analisando conquistas e também desafios apresentados, especialmente diante da conjuntura atual. “Nos últimos anos, pressões internas e externas tem limitado o potencial da atividade de pesquisa dentro das universidades. Essa é uma questão sobre a qual devemos ter preocupação como instituição de ensino e pesquisa”, avalia o pesquisador.

A aula inaugural é aberta ao público, mediante inscrições, e compõe uma programação de atividades que abrem o semestre letivo para alunos novos e já matriculados no programa. A Semana de Abertura começa na segunda-feira, 12/03, com recepção dos novos discentes na sede da secretaria acadêmica. Haverá também oficinas de elaboração de currículos para a plataforma Lattes, de Busca Bibliográfica e de Elaboração de Artigos, apenas para os estudantes.

O Ensino do Icict engloba cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), além das especializações em Comunicação e Saúde, Informação Científica e Tecnológica em Saúde, e outras modalidades no campo interdisciplinar.

Aula Inaugural do Icict 2018
A Universidade, o conhecimento, a intolerância e a censura: reflexos na ecologia de saberes em saúde
Palestrante: Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA)
Data: Terça-feira, 13/03/2018, às 9h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos
Pavilhão Haity Moussatché – Av. Brasil 4.365, Campus Fiocruz
Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br (Certificados de participação emitidos mediante cadastro no site).

 

Comments

comments

Deixe uma resposta