Oficina de Acreditação Pedagógica discute formação pós-continuada em Saúde Coletiva


No primeiro dia de pré-congresso do Abrascão 2015 (27), a oficina A Acreditação no Campo da Educação e Agência de Acreditação Pedagógica – AAP Abrasco – reuniu professores e pesquisadores de vários Estados do Brasil para discutir o processo de consolidação da Agência como qualificadora e avaliadora pedagógica dos cursos e pós-graduações latu sensu em Saúde Coletiva.

A leitura e discussão do Termo de Referência orientaram o desenvolvimento da atividade. A aproximação com os ministérios da Educação e da Saúde, além de articular a participação de outros segmentos das esferas governamentais e a sociedade civil organizada, foram pautas do encontro. “Existem ideias diferentes do que se entende por qualidade e como esta é avaliada metodologicamente. A Agência de Acreditação Pedagógica da Abrasco (AAP) é nova, contudo já surge com métodos inovadores no modo como opera. A aproximação com esses órgãos é fundamental tanto para o governo quanto a sociedade compreenderem a necessidade de avaliação como instrumento de qualificação dos serviços de saúde”, explicou José Inácio Motta, membro da AAP e coordenador da oficina.

Durante a reunião ficou claro a preocupação com a estruturação da Agência para que seja mais do que um  projeto, e sim uma política pública permanente para alavancar a qualidade dos cursos e, consequentemente, do atendimento em saúde.  AAP foi lançada oficialmente em setembro de 2014, na sede Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, dentro das atividades de celebração de 35 anos da Abrasco.

“Produzimos conhecimento e trabalhamos para melhorar e qualificar a saúde como um todo, desde da formação do profissional até o atendimento ao usuário. Para que se tenha efetividade e mais qualidade, só através de políticas públicas, esse é o nosso objetivo”, afirmou José Ivo Pedrosa, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Com a presença de Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, encaminhou-se a necessidade de marcar uma reunião com a próxima gestão da Associação para apresentar pautas, entraves e metas necessárias para que a AAP-Abrasco se desenvolva e ganhe maior visibilidade.

Comments

comments

Deixe uma resposta