Icict em contagem regressiva para o Abrascão 2018

O Icict está inteiro no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – o Abrascão 2018, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho no campus Manguinhos da Fiocruz. Profissionais do Instituto além de participarem como voluntários na organização e cobertura do Congresso, também estarão presentes nas mesas redondas, cursos, oficinas e também cedendo seu espaço para a realização de eventos durante o Congresso.

O Congresso terá como tema “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia” e, além das atividades no campus Manguinhos, também ocorrerá na Uerj, nos dias 24 e 25 de julho, respectivamente, terça e quarta-feira, as atividades pré-Congresso, onde também o Icict estará presente.

Em números

Segundo dados da Coordenação de Comunicação da Abrasco, já estão inscritas para o Congresso, 10.787 pessoas, que circularão pelo Campus Manguinhos da Fiocruz.
Cerca de mil docentes e pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de diversas universidades e programas de pós-graduação avaliaram os 7.913 resumos enviados para o 12º Congresso. Desses, 5.653 foram aprovados, o que representa 72% das submissões. Ainda sobre esse item, 3.933 resumos foram aprovados como Comunicação Oral Curta, cuja a duração é de cinco minutos; 1.666 para Comunicação Oral, com apresentação de até 10 minutos, e, por fim, 54 resumos na categoria ‘Outras Linguagens’, que envolvem vídeo, teatro e outros suportes.

Conferências e debates

Duas grandes conferências acontecerão durante o evento. A primeira será no dia 26/07, quinta-feira, pela manhã, intitulada “Direitos e democracia: sistemas universais e públicos de saúde”, com Michelle Bachelet ex-presidente do Chile, que foi recentemente empossada como presidente da Aliança pela Saúde da Mãe, do Recém-Nascido e da Criança, coalização liderada pela Organização Mundial de Saúde e Joaquin Molina, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

A outra conferência será sobre “Desigualdes sociais e estratégias para superá-las”, com Sir Michael Marmot, do Institute of Health Equity in the University College of London, Department of Epidemiology & Public Health, do Reino Unido, e que terá como coordenador Antonio José Leal Costa, do Instituto em Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ.

Já os debates acontecerão na parte da tarde dos dias 26, 27 e 28 de julho. O primeiro será com o sociólogo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jessé Souza, coordenada por Ary Miranda, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp)/Fiocruz. Souza falará sobre “Capitalismo, direitos e democracia”.

No dia 27, o grande debate será “Direito à saúde e sistemas públicos e universais (Espanha e Brasil)”, com Beatriz Gonzáles Lopez-Valcarcel, da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e Gastão Wagner, presidente da Abrasco. O debate será moderado por Nelson Rodrigues dos Santos, uma das referências nacionais e internacional da Reforma Sanitária Brasileira. Já na sexta-feira, 28/07, será a vez de Cesar Victora, pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (RS), Naomar de Almeida Filho, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, debaterem o tema “Desafios e perspectivas da saúde coletiva”.
Tanto as conferências e os grandes debates acontecerão na Tenda Principal do Congresso – Marielle Franco.

A Assessoria de Comunicação do Icict preparou a lista das atividades nas quais os profissionais do Instituto estarão participando. Clique aqui para saber em que dia, horário e local elas acontecerão – o arquivo poderá sofrer atualizações até a data do 12º Congresso.

Não foram ainda liberados as salas e/ou auditórios onde ocorrerão as atividades do pré-Congresso na Uerj.

Comments

comments

Deixe uma resposta