Fundo da União Europeia promove vinda de estrangeiros para o Brasil


Instituições brasileiras interessadas em convocar pesquisadores da Europa ou de países associados à União Europeia para uma estada acadêmica no Brasil, o Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA) está com inscrições abertas até 14 de setembro (14/09) para o edital Global Fellowships. Após o contato informal entre pesquisadores, caberá ao cientista estrangeiro, junto a sua instituição de origem, apresentar um projeto identificando a instituição acadêmica ou não acadêmica de interesse para o intercâmbio no Brasil. Está prevista uma nova oferta de apoio da União Europeia nesta linha do MSCA Global Fellowships em 2017.

O público-alvo do programa tem interesse central em doutores e pós-doutores e a duração é de 24 a 36 meses, sendo que o convidado fica de 01 a 02 anos (12-24 meses) no Brasil e outros 12 meses na instituição de origem.

Além dos 28 países que integram a União Europeia, há ainda mais 15 associados que também podem ser convidados para o intercâmbio intelectual. Na lista estão Albânia, Bósnia Herzegovina, Ilhas Faroe, Macedônia, Geórgia, Islândia, Israel, Moldávia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia, Tunísia e Ucrânia. Mais informações sobre esta linha de apoio e as demais que compõem o programa MSCA estão disponíveis nos links: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/topics/2226-msca-if-2016.html e no ec.europa.eu/euraxess. Para assistência e orientações ligadas ao edital, solicitar informações com Elisa Novato, assessora internacional, pelo e-mail: horizonte2020@confap.org.br.

Comments

comments

Deixe uma resposta