ENSP diz não à violência nas comemorações dos seus 61 anos


Educação, saúde, dignidade e liberdade para o ser humano são defesas da ENSP. Diga não à violência!. Este é o tema central escolhido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) para comemorar seus 61 anos, seguindo em sua busca incessante pela qualidade de vida de forma plena para a sociedade brasileira. Em virtude da greve da Fiocruz, as comemorações da ENSP ocorrerão nos dias 2 e 3 de setembro, com a realização de dois grandes debates, contando com as participações do deputado estadual Marcelo Freixo, e da diretora da Secretária de Vigilância em Saúde CGDANT/SVS, Marta Maria Alves da Silva. No segundo dia de atividades haverá também uma atividade cultural, a realização da Feira Saberes e Sabores e mais uma edição do projeto Livro em Movimento.

A celebração pelo aniversário da ENSP terá início com o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp), abordando o Enfretamento da violência pela área da saúde e o contexto da violência hoje. O encontro está marcado para 14 horas, no salão internacional, e reunirá a pesquisadora do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) Simone Gonçalves, Marta Maria Alves da Silva, coordenadora geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não-Transmissíveis da Secretária de Vigilância em Saúde CGDANT/SVS/MS e Silvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (CESeC).

Já na quinta-feira, 3 de setembro, ocorrerá o debate Violência e Saúde, com a participação do deputado estadual Marcelo Freixo e de Monica Cunha, representante do Movimento Moleque. A atividade está marcada para 9h30, no salão internacional da Escola. Após o evento, a comunidade ENSP se encontra para cantar parabéns pelos 61 anos da Escola e será presenteada com uma performance de MC Big Free (Manuel Evangelista), além de uma apresentação musical de Bambu do Rap e Alan Souza. Os três fazem parte do Coletivo Criativo de Rua e trabalham com diferentes atividades culturais (cinema, rap, grafite, poesias, performances etc.).

Ao longo de toda quinta-feira ocorrerão, no pátio da ENSP, a tradicional Feira Agroecologia de Saberes e Sabores, com a comercialização de alimentos saudáveis e produtos da roça e da agricultura urbana, além da troca de saberes sobre agricultura agroecológica e orgânica, e mais uma edição do projeto Livro em Movimento, campanha iniciada em outubro de 2013 na Escola, que visa a promoção da leitura e a troca por meio da doação.

É importante lembrar que todas as atividades são abertas ao público em geral e não necessitam de inscrição prévia. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) fica na R. Leopoldo Bulhões, 1480 – Manguinhos/RJ.

Comments

comments

Deixe uma resposta