Coordenadores de área manifestam-se publicamente em defesa do Portal Periódicos.Capes


Em carta encaminhada ao presidente da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor Carlos Nobre, no último dia 11, os coordenadores de áreas da agência manifestaram preocupação com uma das conquistas científicas brasileiras das mais importantes: o Portal Periódicos.Capes.

No documento, encaminhado pelo professor Sylvio R.A.Canuto, coordenador da área de Astronomia/Física e integrante do CTC-ES da Agência,  os coordenadores garantem apoio ao importante instrumento de ensino e pesquisa, mesmo que diante de um cenário econômico recessivo. A carta foi também encaminhada a importantes sociedades científicas e fóruns do Sistema Nacional de Pós-graduação, como a Academia Brasileira de Ciências (ABC); a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC), e o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FoProp).

É a segunda manifestação somente neste ano de apoio ao Portal. Em março, a SBPC e demais 72 sociedades científicas, entre elas, a Abrasco, mobilizam-se em defesa do portal Periódicos.Capes em carta enviada ao então Ministro da Educação, Cid Gomes.  Neste ano, o Periódicos.Capes completou 15 anos de funcionamento, contabilizando mais de 750 milhões de acessos nesse período, possibilitando acesso a mais de 37 mil periódicos em texto completo, 126 bases referenciais e 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes.

11 de dezembro de 2015.

Prof. Dr. Carlos A. Nobre Presidente da CAPES

Prezado Prof. Nobre:

Preocupados com os efeitos das restrições orçamentárias vigentes no país, os Coordenadores de Área se manifestam para dar apoio a todas as iniciativas tomadas pela CAPES no sentido de garantir suas ações e programas. Nesta direção, o Portal de Periódicos é um instrumento vital para o ensino e a pesquisa para as diferentes áreas com acesso importante e isonômico em todas as regiões do Brasil, o que justifica sua manutenção integral. Respeitosamente,

Prof. Sylvio R. A. Canuto
Representante dos Coordenadores de Área

C/c : Academia Brasileira de Ciências
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências

Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Comments

comments

Deixe uma resposta