Chamadas de números temáticos para a Ciência & Saúde Coletiva


Editada pela Abrasco e referência nacional e internacional de qualidade editorial e científica, a revista Ciência & Saúde Coletiva convida a comunidade científica a contribuir com a produção de dois números temáticos.

Um dos temas é Esfera Pública e Capacidade Institucional do Executivo Federal, que pretende realizar um balanço abrangente e analítico da emergência e do desenvolvimento da política pública de saúde no Brasil nas três últimas décadas, refletindo sobre o papel institucional da União na provisão de bens públicos e bens privados no setor saúde e na articulação das instâncias governamentais, federativas e setoriais. Os editores convidados são Marias Inês Carsalade Martins; Elyne Engstrom; Nilson do Rosário; Regina Bodstein, e Sandra Aparecida Venâncio, todos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

As variadas interfaces possíveis às políticas públicas podem ser tematizadas, como financiamento; políticas regulatórias; vigilância em saúde; participação social, entre outras. O prazo para submissão dos artigos é até 31 de julho de 2016. Os textos deverão ser encaminhados por e-mail para publicacao.dcs@gmail.com. Clique e acesse a chamada na íntegra.

Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde é o tema do outro número, que tem como editor convidado José Paranaguá de Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília).

O propósito da publicação é reunir diferentes perspectivas em torno da reflexão sobre a cooperação internacional em saúde, considerando, de um lado, as características desses processos a partir de meados do século XX e, de outro, a percepção e disposição da sociedade para se mobilizar em torno das questões aí envolvidas. A tríade conceitual desenvolvimento-desigualdade-cooperação é a chave de abordagem proposta para diálogo com os autores, na expectativa de compor um número que traga as análises das relações entre desenvolvimento e desigualdades em saúde nas políticas de cooperação internacional. A chamada pública estará aberta até 19 de outubro de 2016. Clique e acesse esta chamada na íntegra. Os artigos deverão ser encaminhados para ao e-mail: nethis.publica@gmail.com.

Comments

comments

Deixe uma resposta