14ª Jornada de Agroecologia exige maior compromisso do governo


Com a participação centenas de pesquisadores, camponeses e estudantes, a 14ª Jornada de Agroecologia foi realizada na cidade de Irati, no Paraná, entre os dias 22 e 25 de julho. A jornada tem o objetivo de contrapor o modelo de agronegócio que vigora no Brasil, mostrando que existem alternativas, como a produção agroecológica e sustentável.

Foram quatro dias de debates sobre a conjuntura agrária brasileira e a importância de se pensar e pôr em prática um novo modelo de agricultura a partir de uma matriz agroecológica, que vá contra o plantio com agrotóxicos e os transgênicos, além de oficinas práticas e noites culturais.

A discussão dos alimentos orgânicos, como resultado da prática agroecológica, é uma contribuição à superação das crises econômica, política, social e ambiental, além de comprovadamente serem mais saudáveis.

Ao final, camponeses, camponesas e militantes de diversos movimentos e da campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida lançaram a Carta da 14ª Jornada de agroecologia, com reivindicações e propostas para a evolução da pauta agroecológica no Brasil, como a estruturação Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO, o acesso e mais verbas através do Programa de Aquisição de Alimentos e Sementes – PAA, mais celeridade no programa de reforma agrária, além de outras pautas e propostas. Acesse e divulgue.

Saúde e Soberania Alimentar: No 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2015, também há a discussão sobre o modelo de agricultura vigente e as ameaças à saúde que são os transgênicos, os ultraprocessados e os biofortificados.

DIA 31 DE JULHO, SEXTA-FEIRA, DAS 14H ÀS 16H

Mesa Redonda M34 – ‘O Modelo Agroalimentar Hegemônico e as Ameaças à Saúde e à Soberania Alimentar: O Caso dos Alimentos Biofortificados; O Caso dos Alimentos Transgênicos; O Caso dos Alimentos Ultraprocessados.’
Proponente: GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva
Coordenadora: Anelise Rizzolo de Oliveira – UnB (DF)
Expositor: Vanessa Schottz Rodrigues – UFRJ-MACAÉ /FBSSAN (RJ)
Expositor: Leonardo Melgarejo – Associação Brasileira de Agroecologia – ABA (RS)
Expositor: Carlos Augusto Monteiro – Universidade de São Paulo (SP)

Comments

comments

Deixe uma resposta