Abrasco Livros e José Miguel Wisnik em Aula Inaugural da Casa de Oswaldo Cruz

Abrasco Livros promoverá uma sessão de autógrafos do livro Maquinação do mundo: Drummond e a mineração

As tragédias da mineração em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, serão temas da aula inaugural que a Casa de Oswaldo Cruz – COC/Fiocruz realizará no dia 25 de março, às 9h30, no auditório do Museu da Vida, no campus de Manguinhos, Rio de Janeiro. Os palestrantes serão o professor livre-docente de literatura brasileira da Universidade de São Paulo, José Miguel Wisnik e o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Carlos Machado de Freitas.

O evento é gratuito, aberto aos interessados e sem necessidade de inscrição prévia. Após as palestras, o professor José Miguel Wisnik junto com a Abrasco Livros promoverão uma sessão de autógrafos, no foyer do Museu da Vida, do livro Maquinação do mundo: Drummond e a mineração, lançado em 2018.

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Mariana, em 5 de novembro de 2015, atingiu a bacia hidrográfica do Rio Doce e foi considerado o maior desastre ambiental da história do país. Três anos depois, o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho deixou cerca de 150 mortos e 200 desaparecidos.

Palestrantes

José Miguel Wisnik é professor livre-docente de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP). Também é músico, tendo gravado cinco discos. Entres suas publicações, destacam-se os livros O coro dos contrários: a música em torno da semana de 1922; O som e o sentido; e Veneno Remédio: o futebol e o Brasil.

Carlos Machado de Freitas é pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres da Ensp e integrante da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres.

Comments

comments

Deixe uma resposta