Deputado federal Dr. Rosinha (PT – Paraná) recebe Abrasco, Cebes e Alames.


Na quinta-feira, 14 de março, o deputado federal Dr. Rosinha (PT – Paraná) recebeu em audiência o presidende da Abrasco, Luis Eugenio, além de Ana Costa (presidente CEBES) e José Noronha (coordenador adjunto da Associação Latino Americana de Medicina Social).O deputado assumiu recentemente a presidência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara de Deputados.

Em pauta, a conjuntura da política de saúde e, em especial, a questão da ampliação de subsídios aos planos de saúde, que foi rechaçada também pela Comissão de Segurança Social e Família da Câmara dos Deputados. Na audiência também foi abordado o movimento Saúde + 10, que está organizando uma manifestação pública dia 10 de abril, em Brasília, com a contagem do número de assinaturas já coletadas em apoio da projeto de lei de iniciativa popular que estabelece o piso de 10% do orçamento da União para o SUS.

Também foi apresentada ao deputado Dr. Rosinha, a Agenda Estratégica para a Saúde, elaborada por várias entidades do movimento da saúde, incluindo a Abrasco e o Cebes, onde se pode conhecer os 5 eixos:

1 – saúde, meio ambiente, crescimento econômico e desenvolvimento social;

2 – garantia de acesso a serviços de saúde qualidade;

3 – investimentos – superar a insuficiência e a ineficiência;

4 – institucionalização e gestão do sistema de serviços de saúde;

5 – Complexo Econômico e Industrial de Saúde.

'O Dr. Rosinha, cebiano e abrasquiano histórico, manifestou interesse em trabalhar em colaboração com nossas entidades, ressaltando que toda a terceira quarta-feira do mês realizará sessões de debates abertas às entidades da sociedade civil', revela Luis Eugenio.

Dr. Rosinha foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados no início deste mês de março. Na Câmara, vão necessariamente para análise da CSSF assuntos relacionados à saúde, previdência e assistência social. 'É uma comissão desafiadora, que vai muito além da análise dos projetos de lei que nela tramitam, cerca de 34% dos projetos da Casa”, disse no dia da posse. O deputado federal é médico pediatra e servidor licenciado da prefeitura de Curitiba, começou a vida pública militando na área da saúde.

 

(Foto: Luis Eugenio, deputado Dr. Rosinha, Ana Costa e José Noronha)

 

Comments

comments

Deixe uma resposta