ProfSaúde lança chamada para segunda seleção nacional


Lançado em 2015 num esforço institucional de ampliar a formação médica pós-graduada no campo da formação para Atenção Primária em Saúde, o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF) anuncia a chamada de sua segunda seleção. São 200 vagas distribuídas por 21 instituições de ensino e pesquisa. As inscrições serão de 02 a 31 de agosto.  Confira aqui o edital. 

O ProfSaúde é é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. A coordenação nacional é composta por Luiz Augusto Facchini, pela Abrasco, e por Maria Cristina Guilam e Carla Pacheco Teixeira, ambas pela Fiocruz.

Oferecido na modalidade mestrado profissional, o curso tem estrutura semipresencial, aliando ferramentas de ensino a distância (EaD) com a previsão de 09 (nove) encontros presenciais. Entre os objetivos, o ProfSaúde busca formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, as vagas são destinadas a graduados em medicina com registro nos conselhos profissionais (CRM/CFM) e que devem atender a no mínimo uma das seguintes situações: ser docente da graduação e/ou residência em medicina, e/ou preceptor e/ou tutor de residências médicas, e/ou do Programa Mais Médicos,e/ou profissional médico com atuação na Atenção Básica.

A seleção conta com três etapas: prova de língua estrangeira (inglês), prova de conhecimentos específicos e prova oral com análise de currículo. A distribuição das vagas atende também acríterios territoriais, com vagas para 22 estados da federação.

“Esta nova edição do PROFSAUDE fortalece a formação de alto nível para a docência, preceptoria e orientação educacional em Saúde da Família. Além de mais uma turma de médicos, muito relevante no eixo de educação do Programa Mais Médicos, também temos expectativa de uma futura nova turma multiprofissional, incluindo necessariamente profissionais da enfermagem e da odontologia. No difícil contexto vivido hoje pelo Brasil, a Abrasco reafirma sua liderança coordenando juntamente com a Fiocruz a oferta de um programa de de excelência por uma rede nacional de instituições públicas” diz Luiz Augusto Facchini, coordenador do ProfSaúde e presidente da Abrasco (2009-2012).

+ Confira aqui outras chamadas de pós-graduação em Saúde Coletiva e áreas afins 

Comments

comments

Um comentário sobre “ProfSaúde lança chamada para segunda seleção nacional

Deixe uma resposta