Abrasco encontra parlamentares alemães para falar sobre Saúde no Brasil


No último dia 12 de abril, no Rio, a Abrasco, representada por Secretário executivo Carlos Silva, Ligia Bahia (UFRJ) e Ligia Giovanella (ENSP), esteve reunida com cinco parlamentares de diferentes partidos da Alemanha para falar sobre a questão da Saúde no Brasil.

 

 

Tarmo Dix, Cônsul Geral Adjunto da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro, recebeu os parlamentares e viabilizou o encontro com a Associação. Segundo Carlos Silva, os políticos alemães estavam interessados em informações sobre o Sistema de Saúde brasileiro, em particular o SUS. “As principais questões estavam voltadas ao financiamento da saúde e ao sistema público versus sistema privado, planos de saúde”, afirmou o secretário.

 

Ligia Bahia conta que esse encontro foi de grande importância para conhecer as políticas voltadas para a Saúde na Alemanha, tendo em vista o contato direto com quem se dedica a pensar estratégias de atuação e leis. “Nós abrimos um canal de intercâmbio com essas pessoas. A Alemanha é um país com um sistema de saúde universal, que tem em sua estrutura governamental, vários fundos de apoio e financiamentos destinados a países com menor renda e ainda garante mais direito para a população”.

 

 

Ligia disse ainda que o Brasil não está incluso no grupo de países de investimentos da Alemanha, como é o caso dos africanos, mas o diálogo e o reforço na apresentação do nosso Sistema Único de Saúde no parlamento alemão podem render alguns frutos.

 

Carlos Silva ressaltou a oportunidade em conhecer mais o sistema alemão de saúde.

 

 

 

Comitiva alemã –  Uwe Kekerita, Helga Daud, Helmut Heiderich,

Karin Roth com Carlos Silva, Ligia Bahia, (intérprete),

Ligia Giovanella. O Cônsul Tarmo Dix registrou o momento.

Comments

comments

Deixe uma resposta